segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ROLIM DE MOURA: Servidores encerram greve contra Serraia

Depois de quinze dias de paralização, funcionalismo sai do movimento apenas com a garantia do décimo terceiro integral e do abono das faltas

Denis Farias
 

 
Chegou ao fim nesta segunda-feira (17) a greve geral dos funcionários municipais da prefeitura de Rolim de Moura. O movimento, que já durava quinze dias, terminou depois de uma reunião entre líderes do Sinsezmat, sindicato que defende a categoria. No encontro ficou acertado que o atual prefeito irá pagar o décimo terceiro de todo o funcionalismo de forma integral e abonar as faltas durante o período em que os servidores estiveram parados.
A greve começou no início deste mês, depois que Tião Serraia, atual prefeito do município, decretou o corte de todas as gratificações do funcionalismo para os meses de novembro, dezembro e décimo terceiro. O ajuste, segundo fontes do gestor, foi necessário para adequar as contas públicas à Lei de Responsabilidade Fiscal. A folha de pagamento estava acima do índice permitido. Mesmo assim, a medida causou a revolta de todo o funcionalismo.
Segundo o presidente do Sinsezmat, Antônio Cesário, as negociações não andaram conforme a entidade esperava, uma vez que a Justiça, mesmo provocada por uma ação conjunta, demorou em se pronunciar e decidir o futuro da greve. Pela chegada do final do ano, o movimento acabou esvaziado e manter a paralisação acabou insustentável. A decisão, segundo ele, não foi a melhor, mas a mais correta para o momento. Sustentou que o sindicato deve cobrar no futuro os benefícios suspensos pelo atual prefeito. “Nesta terça-feira (18) todos já retornam ao trabalho normalmente”, garantiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário