sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Coluna "O Bicudo" - Por Denis Farias - 14-12-12

Empacou... 
Está longe de terminar a pendenga entre os servidores municipais e o prefeito rolimourense (até dia 31 de dezembro) Tião Serraia. As conversações entre representantes da categoria, em greve deste o início deste mês, não prosperam e eles seguem parados, fazendo apenas serviços essenciais como o atendimento no hospital municipal, distribuição de medicamentos e demais que a Lei determina. A quizomba começou ainda em novembro, quando um decreto assinado por Serraia cortou as gratificações de todo o funcionalismo de carreira. Teve gente que perdeu quase 70% do salário com essa brincadeirinha.
 
Batuque e protesto... 
Com isso o movimento tem um novo hobby: diariamente faz um pagodinho, regado a pão e suco em frente e dentro da prefeitura municipal. Dia desses até saiu a seguinte paródia: “toda vez que eu chego em casa, tenho vários cobradores lá na minha porta, diz aí servidor o que você vai fazer, vou cobrar o prefeito pra eu receber”. É daí para pior. A equipe está muito revoltada com o mineirinho. Não o Alexandre Pires, dono da música, mas com o Serraia mesmo.
 
Não é para rir... 
Mas falando sério, a situação dos servidores municipais não é nenhum pouco engraçada. A grande maioria depende exclusivamente dos vencimentos do contracheque do município para prover a manutenção de suas casas, da família, de compromissos como financiamentos e consórcios. A retirada dos benefícios de mais de mil funcionários públicos municipais provocou uma verdadeira moratória no comércio local. A estimativa do sindicato que defende a categoria é que, nos dois meses de cortes (novembro e dezembro) mais de R$ 2 milhões deixarão de circular na cidade.
 
Efeito dominó... 
Para aqueles que acham que não são afetados por essa canetada imprudente e maldita do atual prefeito, é melhor repensar a questão. Se você é empresário ou funcionário do comércio – e boa parte dos economicamente ativos na cidade é um ou outro – não é negócio para ninguém um aumento iminente da inadimplência deste grupo de consumidores agora no mês de dezembro. Pior que o fato de não pagar é o de não fazer novas compras. O pagamento do último mês do ano e o décimo terceiro estão comprometidos. Esses mil e poucos servidores não vão sair fazendo dívidas no comércio. Prejuízo para empresários e quem depende deles para viver.
 
Com a mão grande... 
Entre os servidores, a revolta maior é daqueles que recebem o chamado “benefício por viagem”, caso dos motoristas de ambulância. Eles não ganham diárias para ir a capital Porto Velho, mas certa quantia mensal anexa ao salário para custear suas despesas com hospedagem e alimentação. O problema é que estes pagam do bolso tais custas, esperando vir o reembolso no próximo salário. O de novembro já ficou perdido. Tudo o que foi gasto naquele mês Serraia não pagou agora em dezembro.
 
Boa notícia... 
A rádio Rondônia FM em parceria com o prefeito eleito Cesar Cassol e seu vice, Luizão do Trento, vão promover a festa de réveillon 2013 em Rolim de Moura. A decisão partiu dos próprios empresários em não deixar a comunidade rolimourense sem uma festa à altura de seu povo. Na programação haverá show de cantores gospel regionais, uma cerimônia de entrega das chaves da cidade e, a partir das 23h muita música para animar a população para a chegada do novo ano.
 
Posse...
Como adiantei aqui, o novo prefeito vai dar início ao trabalho já no dia primeiro, depois de sua posse. Diga-se de passagem que o evento promete ser muito concorrido. Cesar Cassol vai sair em carro aberto do marco zero da cidade (redondo) e junto de uma banda de música vai até o teatro, onde toma posse. Em seguida, sai novamente e segue para a prefeitura, onde haverá a transmissão de cargo oficial.
 
Foi só falar... 
Bastou o novo prefeito falar em operação de guerra, para retirar o lixo acumulado na cidade, que a atual gestão mexeu seus pauzinhos. Pediu ao Governo do Estado, mais precisamente ao DER, que socorresse o município. A grande surpresa é que o na mesma semana estava marcada a visita do governador Confúcio Moura para inaugurar o loteamento Jatobá II, do projeto Minha Casa Minha Vida. Ahhhh! Mera coincidência...
 
Ela voltou...
 Demorou, mas ela está de volta. Com o acúmulo de chuvas e lixo, Rolim de Moura volta a sofrer com a dengue. O hospital municipal já registrou dezenas de pacientes com os sintomas clássicos da doença – febre alta, moleza, dores no corpo, olhos avermelhados e dores de cabeça – principalmente em crianças. Pior é que muitos desses pacientes são obrigados a só tomar um soro e voltar para a casa, se não quiser dividir os poucos leitos da enfermaria do hospital municipal.
 
Campanha radical... 
Cesar Cassol esteve em alguns veículos de comunicação propondo uma verdadeira operação de guerra contra o mosquito transmissor da doença. Conclamou a população e a própria imprensa para entrar na briga e evitar que o município repita índices anteriores de infestação. Pediu que os moradores fossem às casas agropecuárias e comprem produtos para jogar nas fossas, atualmente o principal criadouro do vetor. Ambientalistas torcem o nariz, mas a ideia é essa mesma. Radical.
 
Sobre eleição da câmara... 
O prefeito eleito Cesar Cassol disse abertamente que não vai interferir na eleição da mesa diretora da câmara de vereadores para o biênio 2013/2014. Argumentou que qualquer um dos 11 parlamentares tem condições plenas de exercer o cargo. Faltando apenas 15 dias para a decisão, há poucas novidades nesta disputa. Mas já se sabe que será um forte embate entre novatos e antigos casa.
 
Foi bem... 
Pela primeira vez alguém ousou levantar a voz e dizer abertamente que Lula sabia do mensalão. Claro, como era de se esperar, muita gente tentou desqualificar o depoimento do carequinha Marcos Valério sobre o esquema do PT. O publicitário disse em depoimento à Justiça que chegou a pagar despesas particulares do ex-presidente com recursos desviados. Só o PT ainda acredita em Papai Noel.
 
Foi mal...
A final da Copa Sul-americana. Não entendi nada do que aconteceu naquele jogo. Mas foi o pior momento do futebol brasileiro e sul-americano da história recente.
 
Abraços... 
À minha amiga Duda da Rondônia FM e a Francelino Cortez da Rádio Liberdade FM. Semana que vem tem mais. Adios muchachos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário