sábado, 8 de dezembro de 2012

COLUNA "O BICUDO" - Por Denis Farias / 07-12-2012


Azedou... 
A relação de Serraia com servidores já não andava as mil maravilhas e esta semana acabou de piorar. Revoltados com o corte de parte de seus salários, para ajuste de índice da folha de pagamento, alguns acabaram partindo para a agressão física e verbal ao gestor. Esta semana, um médico de Ji-Paraná, mas que tira plantão na cidade três vezes por semana, acabou dando um aperto de mão mais forte no prefeito numa passagem dele pelo hospital municipal. Diabético, Tião buscava insulina na unidade e, ao encontrar com o profissional, acabou fazendo uma de suas brincadeiras corriqueiras de “bom mineiro”.
 
Quem fala o que quer... 
Há informações que Tião teria dito para o médico ficar “calminho”, quando este lhe reclamou dos cortes de salário. A má resposta fez com que o médico soltasse a língua e desferisse vários palavrões e apelidos “carinhosos” ao prefeito. Se não bastasse, há quem diga também que o profissional também tenha tentado passar com o carro por cima do prefeito no estacionamento. Depois deste episódio, pessoas mais próximas de Serraia disseram que ele agora anda com seguranças particulares e que seu filho teria procurado o médico para tirar satisfações.
 
Passando longe... 
Mesmo com seguranças, é bom Serraia passar bem longe do movimento grevista. Quem anda em meio aos servidores nota o descontentamento geral com o prefeito. Há muita revolta. Desde já deixo claro aqui que este colunista não concorda com a atitude do prefeito, nem mesmo com a reação do médico. Os possíveis erros cometidos por Tião devem ser cobrados na Justiça. Partir para atos de violência contra a pessoa do prefeito não vão o fazer suspender o decreto, mas pelo contrário, só pioram a situação que já não é boa.
 
Sobrou até para o próximo... 
Quem pode colher frutos amargos da desastrosa gestão de Serraia é o prefeito eleito Cesar Cassol. Essa semana ele foi convidado por membros do Ministério Público para uma conversa informal. Neste bate-papo, um dos promotores lhe pediu para garantir o pagamento em janeiro próximo, dos plantões e horas extras que os servidores da saúde estão fazendo agora em dezembro. O MP apenas pediu uma garantia do novo prefeito, para evitar um mal maior agora no final do ano. Sem perspectivas de receber pelo trabalho realizado, nem mesmo as emergências e urgências seriam feitas por médicos, enfermeiros e técnicos.
 
Está confirmado... 
A cerimônia de diplomação dos eleitos em Rolim de Moura é mesmo no dia 11/12, portanto, nesta terça-feira, às 19h30 no teatro municipal. Os suplentes não foram convocados desta vez. Estes deverão buscar o documento no próprio Fórum Eleitoral da cidade. A cerimônia também terá os eleitos por Castanheiras e Novo Horizonte. Estão todos convidados.
 
Com pompa...
Por falar em festa, o prefeito eleito Cesar Cassol promete fazer de sua posse inesquecível para a comunidade de Rolim de Moura. Dentro da programação, que ele pessoalmente tratou de manter a tradição e fazer no dia 01 de janeiro, está a saída em carro aberto às 08h30 da manhã, do marco zero do município (redondo da 25 de Agosto com a Norte Sul). O desfile vai será em cima de um caminhão particular do empresário, uma espécie de Jipe, utilizado por militares na 2ª guerra mundial. Ele vai percorrer parte do Centro e ir até o teatro municipal, palco da cerimônia. Tudo regado a fanfarras e uma banda marcial. Como nos velhos tempos.
 
Já vai pegar no batente... 
Depois de receber as chaves da cidade, Cesar vai voltar para o caminhão e ir até a prefeitura, onde vai tomar oficialmente posse da cadeira mor do palácio Olavo Pires. Um dos primeiros atos, segundo o próprio prefeito, será um mutirão para recolher o lixo que se acumula em toda a cidade, com a ajuda de carrinhos de tração animal e máquinas. Outra equipe da prefeitura vai fazer uma limpeza geral também nas dependências do hospital municipal, onde ele visitou recentemente e viu muita, mas muita sujeira. Tudo isso no dia primeiro.
 
Calando os críticos... 
Cesar Cassol promete calar seus críticos já nas primeiras semanas de trabalho. Só o montante de recursos garantidos por aliados na bancada federal já ultrapassa a casa dos R$ 50 milhões. Boa parte para infraestrutura, asfalto e investimentos na saúde.
 
Cortes na carne...
Esta semana, em conversa com servidores paralisados por conta da greve, Cesar disse que pretende evitar os problemas que Serraia teve, parte por ingerência dele e de sua equipe. Garantiu que vai empossar apenas o necessário para tocar a prefeitura, entre o primeiro e segundo escalão de confiança do prefeito. Explicou que deve fazer a fusão de algumas secretarias e evitar ao máximo que a folha de pagamento chegue a 45% da receita. Em recente reunião, pediu desculpas a equipe, mas voltou a dizer que vai tomar medidas amargas, até mesmo para os seus.
 
A casa caiu... 
Era iminente a devassa da Federal na gestão do prefeito da capital Roberto Sobrinho. A farra com o dinheiro público era visível até para quem não mora em Porto Velho. Já pelas ruas de Rolim de Moura, a mesma PF foi vista esses dias passando em frente a prefeitura e câmara. Será que tem gente dormindo tranquilo?
 
Quem fica em pé... 
Na cerimônia de posse de Cesar e dos vereadores eleitos haverá a eleição para a mesa diretora da câmara. Dois grupos, os mais fortes, pleiteiam o cargo. Entre os parlamentares mais experientes o candidato iminente é o atual dono da cadeira, Jairo Benetti (PSD). Já entre os novatos, surge o nome de Mani Rocha (PSDB), o mais bem votado desta eleição. É esperar para ver. Mas, se depender dos novatos, há teoricamente uma vantagem para o lado de Mani, já que são estes somam sete. Mesmo assim, Jairo entra como favorito não só pela bagagem política, mas pela arte de negociar. Esta ele sabe bem.
 
Foi bem J 
A reportagem de Veja sobre a vida pregressa da “amiguinha” do ex-presidente Lula, Rosemary Noronha. Três repórteres da revista buscaram a fundo quem era e como era a relação da intermediária de um do primeiro grande escândalo do governo Dilma.
Foi mal L 
Duas coisas. O corte das gratificações dos servidores e a agressão ao prefeito Serraia. Não precisa ser assim.
 
Abraços 
Desta vez ao Arno Voigt, que terminou seu campo de futebol sete e agora nós, pernas de pau, podemos jogar com categoria num dos gramados sintéticos mais modernos de Rondônia. Até a semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário