sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Rondônia está entre os estados que mais fazem queimadas, afirma Inpe

Entre os dias 28 e 29 foram registrados mais de 2 mil focos de incêndio.
Porto Velho responde por 45% das queimadas do estado.

São registradas em Porto Velho em torno de 12 ocorrências de incêndio por dia pelo Corpo de Bombeiros  (Foto: Marcela Ximenes/G1)
 
Rondônia fica em segundo lugar no ranking dos estados que mais queimam entre
terça (28) e quarta-feira (29) 
Entre terça (28) e quarta-feira (29) Rondônia ficou em segundo lugar no ranking de estados que mais produzem queimadas no país, ficando atrás somente do Mato Grosso, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Neste período foram registrados pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, 2.074 focos de incêndio em Rondônia. Só em Porto Velho foram mais de 1,5 mil. "A capital responde por cerca de 45% das queimadas registradas no estado. É um número muito alto", explica o coronel do Corpo de Bombeiros Genival dos Santos Silva, que faz parte do comitê.
De quarta (29) para esta quinta-feira (30), até as 8h, já foram totalizados 899 incêndios no estado. Na capital mais de 500 focos foram registrados.
De acordo com o representante do corpo de bombeiros, coronel Felipe Santiago Chianca, após um sobrevôo de reconhecimento, em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), foi constatado que 90% dos incêndios na região de Porto Velho são oriundos de novos desmatamentos.
"O próprio homem está se prejudicando. Por isso decidimos intensificar a fiscalização contra queimadas, para coibir este tipo de ação", diz Chianca.
 
O ano mais crítico relacionado a incêndios foi 2010, quando cerca de 40 mil queimadas foram registradas em áreas florestais no estado, segundo o Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de Rondônia (Prevfogo), Roberto Fernandes Abreu. Ainda de acordo com Roberto, esse número caiu pela metade em 2011, quando foram registrados 20 mil incêndios.
 
Fonte: G1 RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário