terça-feira, 24 de julho de 2012

Apenas dois times vão disputar a Segundona do Rondoniense 2012

Santos Porto Velho FC e Atlético Pimentense 'brigam' por vaga na primeira divisão em 2013

Parece mentira, mas é fato. A segunda divisão do Campeonato Rondoniense de 2012 será disputada por apenas duas equipes. O prazo para inscrição, que já tinha sido prorrogado, encerrou na última sexta-feira (20), quando aos ’45 do segundo tempo’, Santos Porto Velho Futebol Clube e o Clube Atlético Pimentense confirmaram participação.

De um lado, o aguerrido Pimentense que já esteve na elite do futebol de Rondônia por sete anos, mas depois da descida em 2009 nunca mais conseguiu voltar à primeira divisão; do outro, o estreante Santos Porto Velho, fundado a pouco mais de um ano, e quer entrar na ‘briga de peixe grande’, se conseguir o feito, fará história, como uma das mais rápidas ascensões do futebol rondoniense. O que as equipes não contavam, era com um campeonato de apenas dois jogos.

Quem explica a polêmica é o diretor técnico da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), João Dalmo. Segundo ele, a expectativa era de, pelo menos, quatro equipes na disputa pela vaga na primeira divisão. Entretanto, os times interessados teriam sido 'barrados' na documentação necessária para inscrição. Vale lembrar que, só de taxa de filiação junto a Federação e CBF, o gasto é superior a 25 mil reais. Além disso, a lei 10.681 do Estatuto do Torcedor proíbe as federações de convidarem equipes para participar de qualquer competição.

 
João Dalmo, diretor técnico da FFER

- Hoje um clube é uma empresa, algo muito mais organizado e com mais investimento. Muitos acharam que fazer a inscrição era algo simples, mas esbarraram tanto na documentação para a competição, como na manutenção dos atletas e clube como um todo. Então, como não é mais permitido convidar times, apenas Santos e Pimentense se viram aptos e efetivaram a participação no campeonato – explica Dalmo.

O regulamento será divulgado na próxima semana, mas o presidente garante que serão apenas dois jogos.

- Será disputado normalmente. Logo convocaremos as duas equipes para a escolha, ou sorteio de onde será o primeiro jogo previsto para agosto. Teremos cuidado para não confrontar com as partidas do sub-20. No mais, nenhum mistério - explica.
Enquanto isso, as equipes se reforçam para o ‘mata-mata’ que será a competição.



SANTOS


O Santos Porto Velho, time da capital, já conta com uma extensa lista de ‘pretendentes’ à uma vaga no time estreante. Segundo o presidente, Leonardo Ferreira, são mais de 40 atletas pré-selecionados além dos técnicos que procuram a diretoria.

- Estamos planejando contratar jogadores profissionais, pois são apenas dois jogos e precisamos contar com fator experiência. Porém, nossa prioridade será valorizar os profissionais da casa, no caso a galera do sub-20. Guido Quêtto (técnico do sub-20) também está cotado para assumir a equipe, mas não temos nada confirmado – explicou o presidente do clube.
Quanto a disputa apenas com duas equipes, o presidente diz que pode gerar prejuízos.
- Não é bom, pois vamos contratar jogadores e o período mínimo é de três meses. O campeonato vai acabar e nós vamos continuar pagando. Além disso, o fator sorte nos jogos vai contar muito, é um verdadeiro mata-mata - completa Leonardo.
Alfredo Cabral, que é diretor de futebol do Santos, também é jogador e irá participar da competição. Mais uma peculiaridade do estado.
- Fizemos a inscrição já pensando na formação do elenco e a nossa única certeza é que trabalharemos com gente daqui, no máximo do interior. Nossa prioridade será os ‘de casa’ - afirmou.

PIMENTENSE



Jogadores do juniores do Pimentense-RO

Já o Pimentense, time do interior, não há problemas em ter apenas um rival. O presidente do clube Cláudio Rocha, ainda sugere uma solução mais simples, que poderia ser aplicada pela Federação.

- Não há problema algum em ter apenas duas equipes, estamos nos preparando da mesma forma. Só penso que se temos duas vagas na primeira, os dois times poderiam subir automaticamente – sugere.
O clube apresentou na última semana nova diretoria, onde assumiram o cargo de presidente, Cláudio Rocha e tesoureiro, Levi de Souza, que atualmente estão focados na busca por  patrocínios, mas o presidente garante que o time está bem encaminhado.

- Temos 38 atletas treinando. São garotos da base com jogadores profissionais, que estão sendo avaliados. O nosso treinador (Éder Palmonari), é de Pimenta Bueno-RO com experiências em grandes clubes. Estamos confiantes - destaca.

Fonte: G1 - Rondônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário