quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ENTREVISTA DO GOVERNADOR CONFÚCIO MOURA AO SITE RONDONOTÍCIAS


EU NÃO SOU CORRPUTO, MEU GOVERNO NÃO É CORRUPTO !

Rondonotícias: Como está o seu ânimo para governar?
Confúcio: Estou bem, sou uma pessoa calma e prudente. Estou administrando dentro do planejado e das circunstâncias. Estou tocando pra frente minhas metas e planos originais. Governo é como uma disputa de medalha olímpica: você pode chegar em ouro, prata, bonze ou não ganhar nada nessa corrida. O desafio é chegar ao final com um bom resultado.
A gestão tem dois pontos fundamentais: os interesses e os conflitos. Isso faz parte em qualquer Governo do Mundo.
 
Rondonotícias: O senhor se dá melhor em qual dessas áreas?
Confúcio: Claro, se eu pudesse escolher, escolheria atender aos interesses da população, dos alunos, dos pacientes. Seria o ideal, mas, não se pode. Numa administração, dizemos muito mais não do que sim.
 
Rondonotícias: É difícil dizer não, quando se queria dizer sim?
Confúcio: A gente não pode falar isso. Devemos sempre dizer a verdade, falar sim quando for sim e não, quando for não. Não pode esconder o óbvio, tem que ser claro e não pode jogar o lixo pra debaixo do tapete.
 
Rondonotícias: Estamos chegando já ao final de seu segundo ano de mandato. O que se pode dizer que o Governo de Confúcio Moura avançou?
Confúcio: Avançamos em muitos segmentos, na nossa gestão. Mesmo no setor mais problemático, que a saúde, avançamos muito e já estamos com o nariz fora d’água.
 
Rondonotícias: Nos conte sobre esses avanços na saúde...
Confúcio: Fizemos investimentos como a ampliação de mais 120 leitos do Hospital de Base, inclusive com UTI neonatal com 27 leitos, colocamos em funcionamento o hospital de São Francisco, o hospital de Cacoal está em razoável funcionamento, as UPA’s estão prontas e equipadas na capital, a Policlínica está sendo construída, junto com o centro de imagem. No João Paulo II, estamos fazendo uma reforma na rede de esgoto, que é um grave problema na unidade. Isso está causando transtornos aos servidores e pacientes. Ou seja, o Estado tem se desdobrado para melhorar o atendimento.
 
Rondonotícias: Ao assumir o Governo, o senhor declarou que iria resolver o problema da saúde em três meses. Houve uma precipitação em suas declarações?
Confúcio: Houve sim e eu reconheço isso. No caso do João Paulo II, ali é a grande crise. Onde dá o escândalo e o sofrimento dos pacientes. É lá que está o nó da saúde. Quando assumi, pensava que em 90 dias eu resolveria. A culpa da superlotação é do HB, que não tinha centro cirúrgico suficiente. De 10, apenas três funcionavam. Está melhorando, mas ainda temos um desafio enorme. O drama na saúde, não é um privilégio de Rondônia, mas do país todo.
 
Rondonotícias: Hoje, fica claro que há uma disputa entre Governo e Assembleia. Como está sua relação com os demais poderes? O que falta para que Hermínio e Confúcio caminhem na mesma direção?
Confúcio: Dizer que não uma crise política, seria mentira. Há uma crise política sim e estou trabalhando para superá-la. A falta de sintonia entre os poderes, gera uma crise de governabilidade. Isso é muito sério. Eu vou procurar uma excelente relação com os parlamentares, sem nenhum preconceito.
 
Rondonotícias: O senhor identificou de onde vem as críticas, onde está o foco do problema?
Confúcio: A crítica é difusa, mas vou pactuar uma articulação no atacado e sei que não existe um apoio total e irrestrito sempre. Isso é normal do parlamento. Ser oposição, não é ruim, desde que seja responsável. E vamos melhorando com as críticas.
 
Rondonotícias: A Assembleia tem oposição ao seu Governo?
Confúcio: Claro que tem! Nos discursos, que atacam o Governo, é um discurso de oposição, lógico que é.
 
Rondonotícias: Essas críticas tem fundamento?
Confúcio: Com fundamento, ou sem fundamento, a oposição é justificada.
 
Rondonotícias: Os deputados Euclides Maciel (PSDB) e Flávio Lemos (PR) criticaram o seu Governo. Porque eles estão batendo no seu Governo?
Confúcio: A oposição bate e o Governo trabalha. Lá na frente, a população vai avaliar se foi o Governo que trabalhou mais ou se foi a oposição quem estava certa
 
Rondonotícias: Se fizermos um comparativo entre os Governos Cassol e Confúcio, há quem diga que Cassol era braço de ferro. Já o seu Governo é calmo e não responde aos ataques dos adversários. Porque seu Governo não responde aos ataques?
Confúcio: Não tenho que responder, que ficar batendo boca com ninguém. Tenho um Estado para administrar. Quem deve responder é a Casa Civil, o Departamento de Comunicação Social, a base do Governo na Assembleia. Cada Governo, cada ser humano, tem seu estilo. Eu tenho meu estilo: quando menino, nunca briguei com ninguém, nunca dei um tapa. Fui policial militar e nunca prendi nem dei tiro em ninguém. É o meu jeito e eu vou mudar agora, aos 64 anos. Tenho que rebater as críticas com meu trabalho, com meus feitos.
 
Rondonotícias: Não lhe fere os brios, quando dizem, por exemplo, que seu Governo é corrupto?
Confúcio: Meu Governo não é corrupto. Eu não sou corrupto! Não tenho uma mácula, uma vírgula em minha trajetória e não vou fazer isso agora. No caso Termópilas, ela eclodiu em meu Governo, mas essa batata quente não fui eu quem pariu. Ela foi gerada na gestão anterior e dada continuidade por alguns secretários, mas todos contratos começaram no Governo passado.
 
Rondonotícias: Mas, quando um deputado, quando alguém acusa a sua gestão...
Confúcio: Não aceito e nunca fui chamado de corrupto, pois não sou. Não existe isso, não pode. De maneira nenhuma. Se alguém cometer um deslize, eu exonero e abro processo administrativo. Não vou encobrir a vida de ninguém. Quem foi eleito fui eu. Eu não admito desmandos e exonero de imediato e mando apurar qualquer indício de falcatrua.
 
Rondonotícias: Em relação às finanças do Governo. O Estado está mesmo quebrado?
Confúcio: O Estado de Rondônia vai muito bem. Agora, as finanças do Governo não estão boas. Houve uma queda de receita, desde o último mês de junho, que nos pegou de surpresa. Estamos trabalhando com dureza. As transferências federais para o Estado caíram em cerca de R$ 350 milhões. Até dezembro, pode chegar a R$ 450 milhões. A nossa arrecadação está crescendo, mas estou sim com fornecedores atrasados e espero que continuemos firmes, para garantirmos os salários. Eu escolhi pagar os salários, nesse momento de crise. Espero que as coisas melhorem para que deixemos de pagar aos fornecedores com atraso ou parcelados.
 
Fonte: Rondonotícias.


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário