quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COLUNA TRIBUNINHA - Por Erielton Venturoso


Falta de Respeito.....
           Um fato vem incomodando e prejudicando e muito os que tentam fazer um jornalismo sério e imparcial no município de Rolim de Moura. A falta de pagamento por parte dos órgãos públicos.  A linha editorial deste veículo de comunicação é independente, não ficamos correndo atrás e implorando para que políticos banquem nossos custos para que possamos circular, pois somos adeptos de que a imprensa deve ter autonomia para trabalhar sem ficar acorrentada, prestando serviço a um grupo e ao mesmo tempo um desserviço a toda uma população.
            Pra se ter uma breve noção dessa total falta de respeito, temos alguns valores para receber que estão pendentes deste o mês de abril. E ai começa um jogo de um empurra pro outro, um alega que não sei quem não repassou, e o outro alegando que repassou sim, e no meio fica uma Agência que também acaba sendo enrolada e colocada no mesmo pacote dos que dependem desse pagamento. Agora o complicado é o seguinte, quem consegue trabalhar sem receber a quase oito meses ? Quem depende exclusivamente desse recurso para cumprir com suas obrigações acaba também não conseguindo honrar com seus compromissos, e ai vem o descrédito, mas talvez os credores não saibam que os verdadeiros mal pagadores não são eles e sim suas fontes.

Descaso.....
           Rolim de Moura a beira de um caos. Lixos estão sendo se amontoando em frente às residências e os comércios. Lixeiras estão transbordando, e a fedentina toma conta da cidade, não se assustem se dentro de alguns dias alguma doença grave se espalhar pelo município em razão desse desserviço que esta sendo prestado pela atual administração. Pedir para que seja tomada alguma providencia hoje é praticamente em vão. Pois esse problema já se arrasta há vários meses e por mais que a população clame para por uma solução nada é feito.

Ta feio.....
             Se algum cidadão rolimourense ficar doente ou sofrer algum acidente e tiver que ser transportado por uma ambulância municipal para Porto Velho, já vou logo avisando, e bom que seus parentes e amigos corram atrás de um veículo particular para tal deslocamento. Pois as ambulâncias municipais estão todas quebradas no pátio da Secretaria Municipal de Obras. Problemas que poderiam ser resolvidos até com certa facilidade, mas o atual momento da administração municipal rolimourense é tão ruim, que mesmo pequenos obstáculos estão virando verdadeiras montanhas para serem transpostas.

Dinheiro vem, dinheiro vai....
             Já não fosse suficiente, a crise que acomete a maioria dos municípios rondonienses ainda temos que presenciar o dinheiro simplesmente indo pro ralo. O Governo do Estado de Rondônia em parceria com o Detran firmaram uma parceria para que fosse realizado um grande trabalho de sinalização no município de Rolim de Moura. Mas o que poderia ser uma boa noticia está se transformando em mais um descaso da administração publica, pois esses convênios tem a validade por cento e oitenta dias para que seja licitado e executado. São vários convênios, e infelizmente alguns deles já estão praticamente vencidos e nada foi feito. Esses recursos seriam utilizados para sinalização vertical e horizontal o que ajudaria e muito na diminuição do auto índice de acidentes que vem acontecendo em nossa cidade. Sem contar o tal dos semáforos que custaram algo em torno de R$ 400 mil reais e estão praticamente todos desativados, caindo aos pedaços.

Fundo do poço ? Ainda não....
             E pra quem pensa que já estamos no fundo do poço se engana. Ainda tem mais alguns metros de sofrimento para afundarmos. Depois de a atual administração ter que cortar na própria carne, eliminando cargos de confiança, demitindo portariados, reduzindo salários ou ate mesmo abrindo mão na sua totalidade pode vir mais notícia ruim por ai. Boatos dão conta que se necessário for podemos ter uma demissão de cerca de trezentos funcionários concursados da Prefeitura Municipal. O que seria triste e lamentável, pois se isso acontecesse seria o mesmo que uma empresa de médio porte fechasse as portas e demitisse todos os seus funcionários. Se isso realmente acontecer pais e mães de famílias que dependem desses rendimentos para sustentar suas famílias com certeza passaram por necessidades.
            Aos que pensam que somos adeptos do quanto pior melhor se engana feio, pois somos rolimourenses de coração e queremos sempre o melhor para nossa cidade, vamos torcer muito para que isso seja somente boatos e que não se confirme essa demissão o que seria trágico e ficaria marcado como um ponto negro na história desse município que não merece de forma alguma ser tratado dessa maneira.

Decepção.....
                Evento que durante alguns anos encheu de orgulho os rolimourenses pode não acontecer nesse final de ano. O Projeto Natal de Luz que no ano passado foi encabeçado pela Prefeitura Municipal, Associação Comercial, Eletrobrás entre outros parceiros que tinha como objetivo enfeitar boa parte de Rolim de Moura nesta época de final de ano, e aflorar o espírito natalino infelizmente esse ano pode não acontecer. Já há alguns anos esse projeto enche de orgulho os rolimourenses que convidam seus amigos e familiares para vir visitar nossa cidade, podendo inclusive afirmar que está uma das cidades mais enfeitadas e lindas do estado de Rondônia. Mas com a atual situação administrativa do município e pouco provável que ela se disponha e tenha recursos para investir nesse projeto. A Associação Comercial para bancar sozinha também acho pouco viável. E o outro principal parceiro do evento que é a Eletrobrás também já deveria estar com todo o projeto em mãos para que possa disponibilizar os recursos e mão de obra para investir no projeto, o que acho pouco provável que isso tenha acontecido.
           Portanto rolimourenses, esse nosso orgulho de final de ano pode infelizmente não acontecer, perde a população, perde o comercio que deixa de faturar e a cidade perde toda uma tradição. Uma pena, mas vamos torcer, quem sabe os espíritos natalinos não consigam reverter essa situação.

A sorte sorriu pro Nazif....
            Depois de três derrotas consecutivas em 2000 para Carlinhos Camurça e depois em 2004 e 2008 para Roberto Sobrinho chegou à vez do Carioca Drº. Mauro Nazif (53 anos) governar a capital do Estado de Rondônia. Com quase 143.000 (cento e quarenta e três mil) votos, Mauro Nazif foi eleito neste ultimo domingo (28) prefeito do município de Porto Velho.  Nazif ingressou na política em 1989, quando foi eleito vereador. Conseguiu se eleger duas vezes para deputado estadual, em 1993 e 1999 e cumpriu mandato até 2002. Tornou-se deputado federal em 2007, sendo reeleito. Poucos acreditavam que se quer Mauro Nazif pudesse chegar ao segundo turno das eleições. Mas chegou e ganhou  força na reta final.
          Sua vitoria no segundo turno começou a se concretizar após a realização de alguns debates promovidos pelas emissoras de TV da Capital, Nazif se mostrou mais preparado, e suas propostas de governo foram recebidos de forma clara e positiva pelos portovelhenses.
          Agora é torcer para que Mauro Nazif tenha apoio político, que governe com parcerias, deixando de lado as cores partidárias, pois Porto Velho, capital de todos nos rondonienses de coração está precisando com urgência de um governo que tenha uma visão mais ampla e que a transforme numa verdadeira referencia na região norte do Brasil, pois potencial temos de sobra, está faltando e boa vontade, administração com competência e inteligência.

Eleitor amadurecido.....
           Fazendo uma análise das eleições municipais de Porto Velho tem alguns pontos que merecem destaque. O eleitor portovelhense mostrou maturidade e vontade de mudança. No primeiro turno o eleitor descartou os fortes PMDB, PSDB e o PPS. No segundo turno o eleitor preferiu dar chances ao candidato que já vinha tentando a prefeitura há três eleições. Lindomar Garçon que foi derrotado por Mauro Nazif no segundo turno, também não pode reclamar da sorte, na verdade ele também pode ser considerado um vencedor, pois é a primeira vez que ele disputa as eleições na capital. Garçon já foi eleito duas vezes prefeito Candeias do Jamari, realizou um bom trabalho, tanto é que este pequeno município lhe rendeu duas vitórias a deputado federal. Com certeza se continuar com um trabalho serio, com respeito e digno seu nome se consolidará como uma importante liderança do Estado de Rondônia. 

Estavam trabalhando muito....
          Foi aprovado no ultimo dia 16 de outubro projeto que encurta a semana de trabalho dos deputados. Agora os deputados federais só trabalham de terça a quinta. E se precisar podem ser convocados para uma extraordinária na segunda ou na sexta.
           O presidente da Câmara, Marco Maia ainda reagiu com indignação quando questionado por um colega sobre essa mudança.Disse que o parlamento brasileiro é um dos que mais aprova projetos no mundo e também um dos únicos que trabalham cinco dias por semana.
          Quando eram obrigados a trabalhar de segunda a sexta, eles já trabalhavam de terça a quinta, e agora, será que nossos nobres deputados trabalharam somente na quarta ? Sinceramente, nada mais me surpreende, e o difícil é saber que neste momento nada podemos fazer.

Grandiosidade da obra.....
             Na semana passada a Usina Hidrelétrica de Jirau atingiu um marco importante em sua construção. Dois milhões de metros cúbicos de concreto lançado desde novembro de 2009. Em termos de comparativo, com o mesmo volume, daria para construir duas vezes os doze estádios da Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no Brasil em 2014. Isso é Rondônia, isso é o potencial que temos para mostrar ao restante do país que devemos ser respeitos, pena que nossos representantes não souberam valorizar o nosso estado como deveria neste momento único que simplesmente vai acabar e nos ficaremos apenas com as migalhas e os problemas. 

Ponto negativo.....
             Também na semana passada Rondônia virou no noticia novamente no Jornal Nacional. Biólogos descobriram que milhares de aves (papagaios, araras, periquitos entre outras) se alimentam de argila nos barreiros as margens do Rio Madeira, na região a estimativa e que vivem cerca de 1 milhão de aves.
             Só que a grande questão é a seguinte, grande parte desses barreiros serão encobertos pelas águas que serão represadas para dar sustentação as usinas e as aves muitas delas raras, podem simplesmente desaparecer. Apenas mais uma herança negativa das usinas do madeira para nos rondonienses. 

Que fase do Alviverde.....
           A fase do Palmeiras e tão ruim que usaram até a tecnologia que a Fifa tanta reluta em aderir contra o Palmeiras. Deixar aqui bem claro, o gol foi de mão, o gol foi irregular, mas não me lembro em nenhum outro momento do futebol em que um gol tenha sido anulado por interferência de alguém de fora do campo, de alguém que viu o lance pela TV e informou ao arbitro. Arbitro e bandeirinhas validaram o gol, quem anulou o gol foi algum representante da arbitragem fora das quatro linhas. Mas é isso mesmo, time quando se apequena, quando se encolhe frente as Federações e Confederações a tendência é essa mesma, neste mesmo campeonato já presenciamos outros lances que também prejudicaram outras equipes de menor expressão no cenário nacional a mais recente no jogo entre Fluminense e Ponte Preta. Num lance próximo a grande área da Ponte Preta o jogador do Fluminense quase rasgou a camiseta do pontepretano, falta clara a fazer da Ponte, mas o arbitro inverteu, e deu falta a favor do Tricolor que na cobrança fizeram o gol dando a vitoria e três pontos ao Fluminense. Já faz algum tempo que a Sociedade Esportiva Palmeiras vem se comportando como time pequeno, e neste momento está apenas colhendo o que plantou. Somente um milagre tira o Palmeiras da zona do Rebaixamento. Pra nós torcedores do Alviverde Imponente só resta lamentar e agüentar as chacotas.

 Muito obrigado a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário