sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Começa na segunda-feira obra de restauração da BR-364 em Rondônia

Inicialmente, será restaurado o trecho entre Pimenta Bueno e Ouro Preto. O trecho é considerado o mais crítico, com alto número de acidentes.
 
A obra de restauração de cerca de 200 quilômetros da BR-364 em Rondônia começa na segunda-feira (17), segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O trecho entre Pimenta Bueno e Ouro Preto do Oeste, assim como o restante da rodovia, não recebe melhorias há 16 anos. O prazo de conclusão da obra é de dois anos.
“A última reforma pela qual a BR-364 passou foi em 1996. De lá para cá houve um aumento da frota que transita pela rodovia e nos pesos das cargas dos caminhões, sem que houvesse qualquer planejamento ou reparo”, ressaltou André Reitz do Valle, superintendente regional do Dnit.
A verba para a melhoria é proveniente de um repasse do governo federal ao Dnit, de R$ 88,1 milhões.
De acordo com o superintendente do Dnit, o trecho entre Pimenta Bueno e Ouro Preto do Oeste é considerado o mais crítico de toda a extensão da rodovia em Rondônia. Para reduzir o número de acidentes e dar mais segurança aos motoristas, será feito um trabalho de eliminação de curvas perigosas, além da construção de rotatórias e acostamentos.
 
Acidentes na rodovia
Segundo João Ribeiro, inspetor da Polícia Rodoviária Federal, o número de mortes decorrente de acidentes na BR-364 é considerado alto. “Há trechos sem acostamento nem pistas duplicadas. Os carros não têm onde parar e a sinalização também deixa a desejar”, informa Ribeiro. E os acidentes só vêm aumentando.

Segundo informações da PRF, de janeiro a agosto de 2012, ocorreram 2,54 mil acidentes e em 2011 foram 3,327 mil durante todo o ano. A proporção mensal média de acidentes elevou-se de 227 para 336.
"Há pontos na rodovia, principalmente próximo a Ouro Preto do Oeste, que as curvas tornam o tráfego perigoso, obrigando aos condutores ultrapassagens perigosas. A duplicação nesses trechos críticos, com a construção da terceira pista, vão diminuir os acidentes, com certeza", ressalta.
 
 
Muitos trechos da BR-364 não têm acostamento (Foto: Paula Casagrande/G1)

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