domingo, 23 de setembro de 2012

COLUNA TRIBUNINHA - PUBLICADO NO JORNAL TRIBUNA DO POVO.

 
Nova administração, velhos problemas !
 
Na última quinta-feira (13) aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Agricultura uma Audiência Pública para apresentação da Proposta do Orçamento para 2013. Na ocasião estavam presentes os quatro candidatos a Prefeito do município. E os dados que foram apresentados não são nada animadores para 2013. Praticamente em todas as secretarias o arrocho terá que ser intenso para que as receitas e despesas possam chegar num patamar aceitável. O índice de Rolim de Moura no Fundo de Participação dos Municípios caiu quase que pela metade, nos últimos anos, deixamos de ser a sexta economia do estado e agora somos a décima quinta economia, ficando atrás até mesmo de municípios que tem pouco mais de 10 mil habitantes. Esses mesmos candidatos a prefeitos que estavam presentes na prestação de contas sabem que as dificuldades e os desafios que o vencedor do pleito encontrará serão grandes. Portanto seria prudente e de bom senso que os candidatos fossem realistas com a população rolimourense, que repensem seus projetos milagrosos e mirabolantes e que principalmente, não vendam ilusões a uma população já tão surrada e castigada por administrações anteriores.
Lascou de vez
Pros atuais patamares administrativos e financeiros de Rolim de Moura nós estávamos bem e não sabíamos. Estávamos reclamando de uma empresa terceirizada que mesmo aos trancos e barrancos estava pelo menos recolhendo o lixo da cidade. Agora o trem lascou de vez, o contrato com essa empresa foi rompido e a responsabilidade voltou novamente ao município. Pra quem ficou adepto do ditado “pior que tá não fica” pode começar a repensá-lo, porque ficou pior sim, e muito. Nossa cidade está suja, fedorenta, lixos empilhados nas lixeiras, animais rasgando as sacolas de lixos que estão sendo colocadas no chão, enfim, desastre total, vergonhoso. A capital da Zona da Mata foi, transformada num verdadeiro lixão a céu aberto.
 Normalidade
Os protestos que vinham acontecendo na Câmara Municipal de Rolim de Moura contra o aumento dos subsídios para os vereadores chegaram ao fim. Depois de algumas sessões turbulentas tudo parece normalizado. O movimento estudantil mostrou a cara e fez historia no município. Manifestaram sua indignação, lutaram e se esporam de forma corajosa, mas não conseguiram impedir que o projeto de lei fosse aprovado. Considero que o movimento foi positivo e válido até certo ponto, mas em alguns momentos excessos foram cometidos.
Sertão nordestino
Situação complicada também está a da Caerd, empresa responsável (ou pelo menos deveria ser) pelo abastecimento de água nas residências rolimourenses. Nos últimos dias, alguns bairros de Rolim de Moura estão sendo castigados pela empresa. No Bairro Beira Rio, próximo a escola Tancredo, a situação está caótica, a população está a quase 15 dias sem receber o precioso liquido em suas residências. Na ultima semana a situação chegou ao extremo, funcionários da empresa foram obrigados a levarem pessoalmente água nas residências, tamanha era a quantidade reclamações por parte dos consumidores. Vendo aquela triste cena de um veículo arrastando um reservatório de água pela rua e os moradores todos em volta praticamente implorando para que os mesmos enchessem suas caixas d’agua e impossível não vir à mente aquelas cenas tristes do sertão nordestino. A diferença é que porque temos água em abundancia, o que está faltando é administração é investimento mais pesado por parte da empresa responsável. Pra completar o desrespeito da empresa para com os clientes, nesta mesma semana foi distribuído as contas de água. Numa determinada residência, já a quinze dias, a única água que chegou foi esta trazida pelo veiculo, e pasmem, a conta que veio pra ser paga e no valor de R$ 90,00 reais. Ou seja, transtornos, sofrimentos, e ainda tem que pagar por um produto que não recebe ? 
Vale ressaltar aqui a boa vontade dos funcionários da empresa que estavam fazendo o trabalho de distribuição da água, sempre prestativos e educados.
Calor ao extremo
Quase insuportável. Nos últimos dias a região da zona da mata tem sido atingida por uma onda de calor praticamente insuportável. Os termômetros chegaram a marcar 43º graus, acompanhado a baixa umidade relativa do ar, a sensação termina é ainda maior. E pra piorar ainda mais a situação vem às queimadas, e com ela a fumaça. Tanta combinação negativa só poderia ocasionar a lotação nas farmácias e hospitais em busca de medicamentos para aliviar o mal estar.  As Lojas de Rolim de Moura que comercializam  ventiladores e ar condicionados estão com seus estoques bem baixos, e em alguns casos zerado, tamanha a procura da população pelos aparelhos nos último dias na busca por um refresco.
Quem tem proposta divulga.
Você já escolheu o candidato que vai receber o seu voto para vereador? Já?
O seu candidato escolhido tem proposta de trabalho ou tem apenas promessas? Se ele tem proposta, peça para que ele divulgue para a população de Rolim de Moura conhecê-la. O Observatório Social de Rolim de Moura está recepcionando as propostas e divulgando em seu site. Vários vereadores já divulgaram suas propostas. Peça ao seu candidato para divulgar a proposta dele. E se você ainda não escolheu o seu candidato...se encontrar um dos 124 candidatos de Rolim de Moura por aí, pergunte se ele tem proposta e peça para divulgar. Ajude-nos nessa campanha.
 
Obrigado pela atenção e até a próxima.
 
Autor: Erielton Venturoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário