segunda-feira, 11 de março de 2013

Rolim de moura: cursos da UAB estão paralisados há mais de um ano



A UAB - Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Porém em Rondônia, essa lógica foi invertida, aqui não são os alunos que tem dificuldades em chegar até a academia, e sim a universidade que não consegue atender seu público.
Em Rolim de Moura seis cursos são oferecidos, sendo de graduação em Letras, Pedagogia, Administração Publica e mais três de pós na área de Gestão Municipal, em Saúde e Publica, todos paralisados desde dezembro de 2011 de acordo com a coordenadora do Polo UAB – Rolim, professora Lucia Albuquerque. A UAB é uma instituição tripé, mantida em parceria entre o Ministério da Educação – MEC, a Universidade Federal do Estado – UNIR e o município.
Segundo informações da coordenadora do polo local, a situação já era difícil e piorou com a crise que se abateu sobre a UNIR no ultimo ano, onde os recursos da Fundação Rio Madeira – Riomar foram confiscados cortando os repasses para a instituição a distancia, com isso cerca de 350 alunos matriculados no Polo de Rolim de Moura estão há mais de um ano sem aulas, e os problemas vão desde recursos bloqueados, salários pendentes dos tutores até a falta de profissionais para atender o polo tendo em vista que muitos tutores ainda não receberam suas remunerações, com isso os acadêmicos das turmas iniciadas em 2008 e que deveriam concluir a formação em 2012 até agora não sabem quando pegarão o canudo.
A professora coordenadora explica que os cursos estão sendo refinanciados e há esperança que recomecem em abril, enquanto isso alguns acadêmicos trancaram suas matriculas, outros desistiram de esperar e se matricularam em instituições particulares de dentro e fora do município, na expectativa de diminuir o caminho até profissão dos sonhos.

Um comentário:

  1. SOU ACADÊMICO DA UAB/UNIR/LETRAS-Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas 8º período. A formatura da nossa turma estava prevista para o mês de setembro de 2012,todavia, com as greves e paralisações, isso não aconteceu. Prestei o concurso da SEDUC e fique em 2º lugar para o município de Espigão. Agora, se eu for convocado, terei que entrar com um MANDADO DE SEGURANÇA... É UM ABSURDO!!!

    ResponderExcluir