sexta-feira, 8 de março de 2013

Programa Residência Rural é apresentado em Rolim de Moura




Fotos; Adenilson Florentino 
O Programa Residência Rural coordenado pelos professores Emanuel Maia e José de Sá, do Departamento de Engenharia Florestal da UNIR de Rolim de Moura foi apresentado no ultimo dia 7, o mesmo tem como objetivo relatar as necessidades de políticas públicas voltadas para o setor da agricultura familiar.

A apresentação aconteceu no auditório da UNIR de Rolim de Moura, e contou com a presença de autoridades, como o Consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, João Batista Begnam, representantes dos Movimentos Sociais do Estado de Rondônia, da EMATER, professores, acadêmicos, dentre outras autoridades e convidados. 

Segundo o professor Emanuel Maia, a realidade das pessoas que ainda residem na área rural, mostra a urgente necessidade de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, por esse motivo o programa foi idealizado para dar suporte a essas comunidades pouco assistidas e que estão espalhadas por várias regiões do estado.
 O projeto será financiado pelo MDA, desenvolvido com acadêmicos recém formados pela instituição, escolhidos por meio de um processo seletivo, e terão suas despesas custeadas através de bolsas cedidas pelo MDA. De acordo com o professor, esse é um programa pioneiro no país no tocante à agricultura familiar. O foco do programa é atender os grupos minoritários, como ribeirinhos, extrativistas, mulheres rurais e outros grupos que compõem a agricultura familiar.
Os residentes trabalharão com uma determinada comunidade por cerca de um a dois anos, e se infiltrarão nelas para conferir em loco quais os principais problemas e as possíveis alternativas que poderão facilitar a vida dos assistidos. A partir de então será elaborado projetos viáveis com a realidade de cada comunidade atendida, que serão acompanhados passo a passo pelos residentes. O Programa tem parceria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária – SEAGRI, Secretarias Municipais de Agricultura, EMATER, EMBRAPA, Fundação Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Universidade Federal de Rondônia – UNIR e Deputado Padre Ton.

O professor acredita que o programa tirará muitos trabalhadores do abismo do isolamento que causa um grande atraso para o setor, “serão beneficiados agricultores familiares atendidos pelo programa e seus dependentes, facilitando as ações do setor produtivo familiar nos municípios”, conclui o coordenador do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário