quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Agência Idaron divulga relatório final da 33ª Campanha da Febre Aftosa

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) divulga nesta semana o relatório final da 33ª Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, na qual foram vacinados 12.030.820 (doze milhões, trinta mil e oitocentos e vinte bovinos e bubalinos). A Campanha teve início no dia 15 de outubro e terminou no dia 15 de novembro.

Os proprietários de animais vacinaram o seu gado e declararam a vacinação nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s) da Agência Idaron, instaladas em mais de 80 pontos em todo o Estado de Rondônia. Nesse momento, são atualizadas as informações cadastrais dos produtores, bem como os rebanhos que estes possuem. Esse
trabalho de comprovação foi realizado até o dia 22 de novembro.

Concluída essa fase da campanha, foi possível constatar mais uma vez um pequeno número de inadimplentes, ou seja, produtores que não vacinaram ou que vacinaram, mas não declararam seu rebanho dentro do prazo legal.

Segundo a diretora técnica da Agência Idaron, Caroline Cadamuro, a campanha foi um sucesso. “Podemos afirmar que a campanha de vacinação contra Febre Aftosa mais uma vez atingiu a meta esperada. Os produtores de Rondônia atenderam ao chamado e vacinaram seu rebanho. Após a busca e apuração daqueles produtores que não declararam ou não vacinaram durante o período oficial de campanha, podemos assegurar que todos os bovinos e bubalinos foram vacinados e que os rebanhos não declarados durante a campanha tiveram sua vacinação realizada de forma assistida pela Idaron”, explica.

Para o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, a adesão do produtor à campanha foi excepcional, isso é um diferencial de Rondônia em relação aos outros Estados, pois essa parceria direta entre a Agência Idaron e os produtores é muito importante. Todo esse sucesso não seria possível sem uma sólida parceria com os produtores rurais do Estado de Rondônia e o poder público. “Nesta oportunidade, queremos destacar parceiros importantes, como o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, Emater, Seagri, FEFA e as Associações de Produtores em todo o Estado. Isso se materializa num Governo da Cooperação, essa é a vontade e determinação do nosso governador Confúcio Moura”, finaliza o presidente.

A Diretoria da Agência Idaron também agradece aos produtores rurais pela forma responsável com a qual atendem ao chamado da Agência, indo até os escritórios locais da Idaron e declarando sua vacinação, além de atualizarem os dados de seu rebanho. Também parabenizam o conjunto de servidores que não mediram esforços no sucesso da realização de mais uma campanha de vacinação.

A próxima campanha de vacinação contra Febre Aftosa ocorrerá em abril/maio de 2013, na qual serão vacinados animais de 0 até 24 meses de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário