sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

TRIBUNINHA - Por Erielton Venturoso

BALANÇO DE 2012
2012 foi um ano muito abençoado para este periódico, importantes passos foram dados neste ultimo ano. Foram 10 meses de muito trabalho, 22 edições foram feitas, ficando acima da média do compromisso de fazermos duas edições por mês. Divulgamos em nossas paginas matérias exclusivas que levaram informações e conhecimento a toda população. Participamos ativamente das eleições de 2012, publicamos matérias que ajudaram os eleitores a fazerem escolhas mais conscientes e democráticas.
O nosso combustível para continuarmos nesta árdua batalha de colocarmos nas ruas esse quinzenário de forma gratuita a todos é o reconhecimento do nosso trabalho por parte dos empresários, dos políticos e principalmente por parte da população, que tem elogiado a forma imparcial que temos trabalhado. Muito obrigado a todos pelo reconhecimento e pelo carinho.
 
METAS PARA 2013
Renovamos aqui o nosso compromisso de continuarmos com o nosso trabalho de forma correta e imparcial, sem defender cores partidárias. Continuaremos a mostrar o desenvolvimento e as potencialidades de Rondônia. Divulgaremos notícias relacionadas à política, economia, educação, cultura, agricultura, pecuária, indústria, comércio, de sindicatos, de entidades de serviços, de poderes constituídos e também noticias de anseios populares, sempre esclarecendo e informando a população com seriedade e respeito.
A direção desse periódico está consciente que desafios e dificuldades continuarão a ser uma constante, mas também sabemos que com força, dedicação e sabedoria todos esses obstáculos serão superados.
Estamos abertos para receber criticas, sugestões, colaborações e ideias. Todas as correspondências serão vistas com respeito e seriedade por entendermos que a vontade popular é a força maior que impulsiona e edifica a imprensa local.
RECONHECIMENTO
Uma coisa já ficou claro e evidente neste primeiro mês de mandato da atual administração rolimourense. Muito trabalho, força de vontade e dedicação não estão faltando. Diversas frentes de trabalho foram criadas para se fazer um verdadeiro mutirão de limpeza na cidade. Logo nos primeiros dias da nova administração, foram feitos limpezas dos córregos e igarapés que cortam o nosso município, limpeza do pátio do Hospital Municipal que estava coberto pelo mato, corte de grama dos canteiros centrais da cidade que estavam em completo abandono, limpeza e poda das arvores das praças e canteiros centrais.
Frentes de trabalho também foram direcionados para a área rural do município para fazer o trabalho de recuperação de alguns pontos críticos das linhas vicinais, como eliminar atoleiros e construir pontes para que os moradores não fiquem isolados. Enfim, uma coisa é certa, até mesmo os adversários políticos devem reconhecer, o começo foi bastante animador. Agora é torcer, para que este empenho e dedicação durem pelos quatro anos do mandato, pois Rolim de Moura merece voltar a ser uma das cidades mais importantes e belas do estado de Rondônia.
TAREFA DIFÍCIL
Encontrar uma vaga para estacionar no centro de Rolim de Moura está se tornando uma tarefa difícil. A frota de veículos rolimourenses, que chega a quase 30 mil veículos, aliada a grande quantidade de veículos dos outros municípios que circulam diariamente na capital da zona da mata acarretou um grave problema, que é essa questão dos estacionamentos. O problema se agrava ainda mais próximo a repartições publicas e instituições bancarias. Uma das alternativas que pelo menos amenizaria esse problema seria eliminar os canteiros de grama centrais e colocar bloquetes. Mas preservar as árvores, pois suas sombras são fundamentais na nossa região.
ONDE FICA ESTA RUA ?
Visitantes que chegam a Rolim de Moura, ou até mesmo muitos rolimourenses que procuram por algum endereço encontram muitas dificuldades, pois não há placas indicando os nomes das ruas e avenidas da cidade, salve algumas poucas exceções. Os poderes competentes poderiam começar a pensar em resolver esta situação. Deixaria a cidade mais organizada e hospitaleira e os visitantes sairiam com uma impressão positiva da cidade nesse sentido.
CUMPRIR AS PROMESSAS
Depois das promessas de final de ano, de fazer compromissos, de mudanças de vida e de hábitos, chegou a hora do começar a cumpri-los. Uma das maiores promessas e compromissos dos brasileiros é que vai começar a frequentar as academias de ginastica, as pistas de caminhada, enfim que vai dedicar parte do seu tempo à prática de exercícios físicos. E pelo menos neste começo de ano é grande o numero de frequentadores nas academias e na pista de caminhada de Rolim de Moura. Pena que as condições das mesmas não são das melhores. O asfalto está cheio de buracos, o que pode causar contusões e torções nos usuários da pista. A iluminação está precária, até mesmo no local onde esta instalada aquela academia que era destinada a terceira idade e onde tem também alguns brinquedos sucateados destinados às crianças está numa escuridão quase que total.
Tomara que a atual administração olhe com carinho para aquele espaço esportivo, pois centenas de pessoas, mesmo em condições precárias tentam usufruir daquele espaço publico e se fosse mais bem cuidado com certeza se tornaria um cartão postal do município. Fica a dica.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Pelo fato da Eletrobrás ser a concessionaria responsável pela distribuição de energia elétrica em Rondônia é comum a população vincular a iluminação publica como sendo de responsabilidade da mesma. Mas não é, a responsável pela manutenção e expansão da iluminação publica é a Prefeitura Municipal. E em Rolim de Moura a situação está caótica, praticamente todos os bairros estão no escuro. Existem no município cerca de 8 mil pontos de iluminação e levantamentos dão conta que mais de 5 mil pontos estão com problemas. Portanto, muito trabalho a vista também nesse setor, já que iluminação publica de qualidade significa mais segurança a toda a população, principalmente nos bairros mais distantes do centro. Mesma estando em situação precária uma coisa é certa, todos os meses a taxa de iluminação publica está presente em nossos talões de energia elétrica, e a arrecadação deve ser alta, portanto medidas devem ser tomadas com urgência, pois é um direito da população que paga religiosamente em dia essa tal taxa de iluminação publica.
OBSERVATÓRIO SOCIAL
No ultimo dia 08 de Janeiro no auditório da OAB o Observatório Social de Rolim de Moura realizou a nona prestação de contas da entidade. Numa solenidade que contou com um publico bem seletos e bastante formadores de opiniões a diretoria apresentou por cerca de duas horas os levantamentos dos quatro anos da antiga administração.
O Observatório Social é uma entidade sem fins lucrativos que surgiu no estado do Paraná. A cidade de Rolim de Moura, que tem um potencial acima da média no estado de Rondônia, mas uma vez saiu na frente, sendo a primeira cidade do estado a implantar essa instituição que vem de encontra com os anseios da população em busca de economia dos recursos públicos, O Observatório de Rolim de Moura tem a sua frente o Presidente José Roberto de Jesus, empresário conhecido e respeitado pela sua forma transparente de agir e na frente do observatório não está sendo diferente. Mesmo com recursos baixos, Jesus e sua equipe de colaboradores vêm realizando um trabalho digno de aplausos pelos cidadãos de bem do município.
Parabéns a toda a equipe do Observatório Social de Rolim de Moura. Aproveitamos também a oportunidade para nos colocarmos a inteira disposição desta instituição.

Quer comentar ou contribuir com a Tribuninha: tribunadopovoro@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário