terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Luiz Cláudio se reúne com governador e autoridades de Rolim em busca de benefícios para o município



O deputado estadual Luiz Cláudio (PTN) acompanhou o prefeito de Rolim de Moura César Cassol (PP), a secretária municipal de Governo, Mileni Mota (PSDB) e o vereador Rodnei Paes (PMDB) nesta quinta-feira (07), em reunião com o governador Confúcio Moura (PMDB), onde foram apresentados diversos ofícios para área da habitação, saneamento básico e parceria com a Caerd.
Além de apoiar os pleitos do prefeito César Cassol, Luiz Cláudio solicitou do governador o asfaltamento e iluminação do aeroporto de Rolim de Moura, tendo em vista que não atende apenas o município como toda a Zona da Mata.  Também pediu a liberação de Emenda Parlamentar para a aquisição de uma máquina tipo patrol para atender os produtores rurais em relação às estradas vicinais.
O prefeito César Cassol pediu ao governador apoio para a construção de mais 380 unidades junto à Caixa Econômica Federal. Disse que ainda está tomando as providências necessárias para a execução de projeto para aplicar corretamente os R$ 33 milhões de recursos financeiros para saneamento básico e pediu apoio do governador para a liberação desses recursos.
Com relação à Caerd, o município quer um projeto de parceria público-privada para atender. Luiz Cláudio salientou que a demanda de infraestrutura em Rolim é grande e é necessário um projeto que venha atender o interesse da comunidade.
As autoridades saíram satisfeitas da reunião, sendo que o governador Confúcio Moura ficou de tomar as providências necessárias para atender os pleitos de Rolim de Moura.  


Recursos para a Unidade Industrial de Pescado de Rolim são garantidos em Brasília
 

Em audiência no Ministério da Pesca em Brasília, o deputado estadual Luiz Cláudio (PTN), o deputado federal Carlos Magno (PP) e o secretário municipal de Agricultura de Rolim de Moura, Alcides Rosa estiveram reunidos com o ministro Marcelo Crivella (PRB), para solicitar a liberação imediata de recursos financeiros na ordem de R$ 1 milhão para adequação da Unidade Industrial de Pescado do município para que fique apta a receber o Sistema de Inspeção Federal (SIF).
Na ocasião Luiz Cláudio relatou ao ministro que a unidade pesqueira nunca foi utilizada nos últimos 10 anos e que o atual prefeito César Cassol (PP) a encontrou abandonada e quer reativá-la. O deputado estadual falou ao ministro que apesar da de Rolim ser a pioneira na piscicultura em cativeiro, o mercado ficou estagnado em decorrência da Unidade Industrial de Pescado não funcionar.
O crescimento da piscicultura em Rondônia em 2010 foi de 12 mil toneladas, Já a estimativa de 2012 foi de 30 mil toneladas por ano. “Cerca de 90% da produção de peixes no Estado é vendida “in natura” o que torna a atividade insegura para os pequenos produtores”, salientou.
Na região, a principal espécie  é o tambaqui. A iniciativa de Luiz Cláudio despertou o interesse dos empresários de Rolim de Moura em promover o trabalho das associações rurais com os pequenos produtores de peixe, o que vai dar uma nova dinâmica para a realidade pesqueira da Zona da Mata.
Para o deputado Luiz Cláudio além do recurso financeiro propiciar o recebimento do selo de aprovação do SIF, vai agregar valor ao produto e a geração de empregos no frigorífico. Na oportunidade, o ministro Marcelo Crivella autorizou o secretário do ministério para fazer a liberação desses recursos.
Os deputados e o secretário municipal ficaram satisfeitos com o resultado da audiência e agradeceram ao ministro, em nome dos piscicultores da Zona da Mata de Rondônia, a hospitalidade e a sensibilidade em atender o pleito do município de Rolim de Moura.
Luiz Cláudio e Carlos Magno pedem no Incra em Brasília mais agilidade em processos


O deputado estadual Luiz Cláudio (PTN) e o deputado federal Carlos Magno (PP) em audiência em Brasília solicitaram do presidente do Incra, Carlos Guedes de Guedes maior agilidade nos processos para regularização das propriedades rurais de Rondônia, através do Programa Terra Legal.
Na oportunidade Luiz Cláudio solicitou do presidente do Incra, apoio e maior agilidade na liberação dos recursos conveniados para atender a assistência técnica e extensão rural aos programas de assentamento rural. Durante a reunião Luiz Cláudio enalteceu o trabalho desempenhado pela Emater/RO que é a conveniada com o Incra para executar os programas de Assistência Técnica Social e Ambiental  (ATES).
De acordo com o presidente Carlos Guedes o atendimento aos órgãos conveniados melhoraram bastante e que a tendência é que haja maior rapidez no repasse dos recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário