domingo, 30 de dezembro de 2012

Carro de Rolim de Moura é impedido de levar medicamento do HPS de Santa Luzia

A ação foi percebida pelo prefeito eleito Jurandir, a dois dias da posse, como nenhum dos diretores apresentaram documentos que regularizasse a retirada dos medicamentos, barrou a negociação e pediu providência da polícia.

Na tarde de 29 de Dezembro, uma caminhonete da secretaria de saúde do município de Rolim de Moura, S10 de placa NCL 1513, da SEMUSA, foi impedida de levar medicamentos e produtos hospitalares do município de Santa Luzia. O veículo estava nos fundos do hospital, com material hospitalar e medicamentos na caçamba e destinava a cidade de Rolim de Moura.

O prefeito eleito Jurandir de Oliveira Araújo, foi até o hospital e solicitou a presença da Polícia, para averiguar se há ilícito na ação dos diretores, achando muito suspeito a atitude faltando apenas dois dias para a posse, sendo que nem ele, nem a equipe de transição tinham conhecimento do fato, por tratar de material público, do povo, é preciso ter cuidados para não causar prejuízos aos munícipes no setor de saúde.

Durante as averiguações, nem a direção do Hospital de Santa Luzia, nem a direção do Hospital de Rolim de Moura, apresentaram documentos para comprovar ação de empréstimo, ou que regularizasse a retirada dos medicamentos e produtos hospitalares, podendo caracterizar uma ação irregular ou até ilícita dos diretores.

O vereador reeleito Adair Cardoso, o vereador eleito Edvair Lampugnani, a equipe de transição, acompanharam a ocorrência em apoio ao prefeito eleito Jurandir, nenhum deles tinha conhecimento da ação, soube somente no momento dos fatos.

Os medicamentos foram apreendidos na delegacia de Santa Luzia, ninguém foi preso.

Fonte: Rondonianews






 

ALTO ALEGRE: Convênio Fitha é pago e Secretário Municipal de Obras agradece empenho do Deputado Estadual Lebrão


Por: Erielton Venturoso


A Administração Municipal de Alto Alegre dos Parecis não tem medido esforços quando o assunto é a busca de recursos e melhor qualidade de vida para a população alto alegrense. Um bom exemplo disso foram as constantes viagens que tiveram que ser realizadas até a capital do estado para que o Convênio do Fitha fosse repassado pelo governo do estado ao município. Os recursos do Fitha são administrados pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagens e Transportes) é após apresentação e conclusão dos projetos o Governo do Estado faz o repasso aos cofres das administrações municipais. E o município de Alto Alegre dos Parecis cumpriu com êxito todas essas etapas.  

A Secretaria Municipal de Obras de Alto Alegre dos Parecis que tem a frente o competente Secretário Adinael Teixeira não mediu esforços e juntamente com toda sua equipe realizou um trabalho digno de elogios. Foram realizadas reabertura de estradas, limpezas, patrolamento e cascalhamento e outros serviços que se fizeram necessários em 47 Km das estradas vicinais no município.

Depois dos trabalhos todos concluídos veio à parte burocrática o que acabou emperrando para que o Convênio Fitha 033/2012 fosse liberado. Conhecer do quanto é importante esse convênio para os municípios e sensibilizado com a causa o Deputado Estadual Lebrão, do Município de São Francisco do Guaporé abraçou a causa e procurou o Diretor Geral do DER, Drº. Lucio A. Mosquini para que o mesmo agilizasse o mais rápido possível o pagamento do convênio para Alto Alegre dos Parecis. O diretor também mostrou boa vontade e assumiu o compromisso com o Deputado e ambos firmaram o compromisso com o município de Alto Alegre o que possibilitou que o repasse fosse realizado com sucesso.

O valor total deste Convênio do Fitha é de R$ 336.753,26 (trezentos e trinta e seis mil setecentos e cinqüenta e três reais e vinte seis centavos). Na assinatura do Convênio foram depositados R$ 100.000,00 (cem mil reais), e o restante neste mês de dezembro após vistoria do DER.

“Somente quem esta a frente de uma Secretaria de Obras sabe o quanto é importante que esse Convênio seja repassado no prazo correto, pois para a realização desses trabalhos assumimos diversos compromissos dentre eles a terceirização de serviços e maquinas como caminhões caçambas, caminhões pipas, moto niveladoras e também o combustível. Quando procuramos o Deputado Lebrão para que ele interviesse junto ao DER para que esse convenio fosse repassado ele nos atendeu de prontidão e não mediu esforços para ajudar, mesmo não sendo um deputado da nossa região e graças a esse empenho e dedicação os recursos foram liberados e nós agora poderemos cumprir com nossos compromissos” agradeceu o Secretário de Obras Adinael Teixeira.

Alto Alegre: Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores são empossados

Na oportunidade também foi eleito à nova mesa diretora da Câmara Municipal
 

Em solenidade oficial realizada na manha desde ultimo sábado (29) no município de Alto Alegre dos Parecis tomaram posse o Prefeito, o Vice-Prefeito e os nove vereadores eleitos no ultimo pleito de outubro. Os empossados para a legislatura de 2013 a 2016 assumirão seus cargos a partir do próximo dia primeiro de janeiro.
           
Inicialmente a cerimônia foi presidida pelo vereador eleito Eloi Barglini. Os vereadores foram os primeiros a serem empossados, foram eles: Jeferson da Silva Junior, Denair Pedro da Silva, Edilson Pereira dos Santos, Dair Boone, Eloi Barglini, Reinaldo Silverio Pereira, Jailton Ferreira da Silva, Anderson Barbosa e Marlene Rodrigues. Após assinarem o termo de responsabilidade de posse os edis fizeram o juramento e o compromisso de cumprir com Legislação Federal, a Estadual e a Lei Orgânica da Câmara Municipal observando as leis e se empenhando com a lealdade de seus mandatos visando sempre o progresso e o bem estar do povo alto alegrense.
           
Logo em seguida a cerimônia foi interrompida por dez minutos para que a Mesa Diretora da Câmara Municipal fosse eleita. Foi apresentada uma chapa única que foi eleita com seis votos, três vereadores votaram contra. A composição da Câmara Municipal de Alto Alegre ficou da seguinte forma: Presidente: Dair Boone; Vice-Presidente: Denair Pedro da Silva; Primeiro Secretário: Jailton Ferreira da Silva; Segundo Secretário: Anderson Barbosa.
Já como presidente da Câmara Municipal Dair Boone deu continuidade aos trabalhos e como é de responsabilidade do Legislativo empossar o executivo, o presidente da Câmara convidou o Prefeito Obadias Bras Odorico e seu Vice-Prefeito Juvenil José dos Santos para tomarem posse dos seus mandatos. 
          
O Deputado Federal Padre Ton prestigiou o evento e aproveitou a oportunidade para parabenizar os empossados, e destacou que considera a eleição municipal é a mais importante dentre todas, pois nela são escolhidos os políticos que ficam mais próximos da populaçao, e nela que se escolhe o Prefeito o qual é o responsável direto pela busca de recursos estaduais e federais. "Os Prefeitos rondonienses terão que governar com rigidez e firmeza, pois todos sabemos que 2013 será um ano complicado, mas meu gabinete estará sempre de portas abertas, e poderá ser usado como uma extensão das prefeituras, sem cores partidárias, sem palanques, juntos podemos fazer mais por Alto Alegre, município este que tenho enorme carinho e especial atenção" finalizou o Deputado Federal Padre Ton.
           
Todos os vereadores empossados tiveram a oportunidade de fazer uso de palavra, fizeram seus agradecimentos e reafirmaram o compromisso com a população alto alegrense, todos empenhados em fazer o melhor pelo município, deixando de lado a questão partidária e se unindo em prol do bem estar de toda uma comunidade, pois os seus mandatos foram lhes concedidos pelo povo, portanto devem cumprir o seu papel social que é contribuir para o desenvolvimento de Alto Alegre dos Parecis.
           
O vice-Prefeito eleito, Juvenil também se pronunciou agradecendo a todos os seus familiares e reafirmou o compromisso de estar sempre ao lado dos alto alegrenses e que vai estar sempre pronto para assumir a sua função de vice-prefeito e contribuir para o progresso do município.
           
No pronunciamento mais aguardado da solenidade o Prefeito reeleito Obadias Bras Odorico, iniciou seu pronunciamento agradecendo a Deus, a seus familiares e também a todos os presentes, ressaltou que é com imensa alegria que assume um município tão importante como é o município de Alto Alegre dos Parecis. "Quero governar com dedicação, com empenho, com amor verdadeiro por esse município, mas sozinho não foi conseguir, quero o apoio dos comerciantes, dos funcionários públicos, dos secretários, de todas as associações, da Câmara Municipal, enfim de todos que possam contribuir com o nosso mandato, juntos vamos fazer um trabalho que nós dará orgulho de dizer que somos de Alto Alegre dos Parecis, daqui a quatro anos poderemos dizer que nós juntos fizemos uma excelente administração, para virarmos uma referencia positiva em todo o estado de Rondônia, e tudo que fizermos ainda será pouco, pois o município não vai parar de crescer e sempre será preciso buscar novos recursos para construção de novos projetos", concluiu o Prefeito Obadias Odorico.
           
Na oportunidade o Prefeito Obadias anunciou alguns nomes que irão compor o seu primeiro escalão. Os nomes dos secretários anunciados foram: Secretário de Finanças: Marilene da Costa; Secretária de Saúde: Anair; Secretária de Educação: Vera Lucia; Secretário de Obras: Adinael Lopes Teixeira; Secretário de Agricultura: Dionísio, popular Goiaba; e a Secretária de Assistência Social: Elaine.
 


 
 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ROLIM DE MOURA: MP viabiliza liminar para que coleta de lixo seja restabelecida

O Ministério Público de Rondônia teve deferido pedido de liminar para que o município de Rolim de Moura, por meio do prefeito Sebastião Dias Ferraz, restabelecesse no prazo máximo de 48 horas, o serviço de coleta de lixo, mantendo-o ainda regular e de forma contínua, aplicando, no caso de descumprimento, multa no valor de R$ 2.000.000,00 , a incidir, também, sobre o patrimônio pessoal do prefeito.

A liminar foi concedida por meio de ação civil pública ajuizada no dia 19 de dezembro de 2012, objetivando a continuidade dos serviços essenciais no município cujo cumprimento é dever do ente municipal, consistente, na prestação dos serviços de coleta de lixo urbano.

 

O município de Rolim de Moura vem enfrentando uma série de problemas em virtude de deficiências em sua gestão, resultando na deficitária prestação de serviços básicos e essenciais em favor da população. No entanto, por força de uma série de irregularidades detectadas no procedimento administrativo destinado à contratação da empresa para coleta de resíduos sólidos, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, via decisão monocrática 66/2001, do Conselheiro Valdivino Crispim de Souza, ordenou ao prefeito a suspensão do contrato, o que não foi cumprido, de início.

 

Posteriormente, em nova manifestação da Corte de Contas, Decisão Monocrática 72/2012, de 14 de agosto de 2012, foi determinado de maneira definitiva a suspensão da contratação viciada dos serviços, o Município interrompeu o contrato com a COENCO e assumiu a realização direta da coleta de lixo.

 

Contudo, desde a suspensão da mencionada contratação, os moradores tem enfrentado grandes dificuldades, a coleta de lixo por servidores municipais não teve regularidade e continuidade, gerando grande acúmulo em todos bairros da cidade, ficando a urbe abarrotada de sacolas e caixas contedoras de lixo doméstico e comercial, acumulado há semanas, sem que a Prefeitura prestasse o serviço essencial de coleta do lixo urbano.

 

Em razão disso, o Ministério Público, propôs ação civil pública com pedido de antecipação de tutela para imposição de obrigação de fazer, ordenando-se aos Requeridos o imediato restabelecimento dos serviços de coleta de lixo e a regularização em toda a cidade no prazo de até 48 horas.

 
Fonte: MP-RO
Autor: MP-RO

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Vitorino Cherque, de Mirante da Serra, é o novo presidente da AROM

O prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, foi eleito o novo presidente da Associação Rondoniense de Municípios – AROM. O gestor, que encabeçou a chapa “AROM Para Todos”, conduzirá a entidade no próximo triênio de 2013, 2014 e 2015. A eleição registrou 29 votos para a chapa vencedora e 19 para o grupo derrotado, encabeçado pelo prefeito de Ministro Andreazza, Neuri Carlos.

Em seu discurso de posse, o presidente Vitorino enalteceu os feitos alcançados e maneira em que conduziu a associação o seu antecessor, Laerte Gomes. Segundo o novo dirigente, a sua gestão será uma continuidade do modelo de administração de Laerte em todos os pontos de acerto. O prefeito também enfatizou que pretende atuar de forma a manter a união dos prefeitos associados, para o fortalecimento da AROM.

Para Vitorino, sua grande marca deverá ser o diálogo estreito entre a AROM e entidades governativas e de controle. “Na minha gestão, a associação permanecerá atuando em conjunto com a Confederação Nacional dos Municípios – CNM e sempre cobrando as demandas junto aos governos federal e estadual, bem como de suas secretarias e ministérios. Dessa forma, os colegas prefeitos poderão propiciar melhorias aos seus munícipes”, assegurou.

Entre as novidades que pretende implantar o presidente da AROM, é a busca pela celebração de convênios para que e instituição aumente a autonomia financeira para ampliar os serviços já prestados. A ideia, segundo Vitorino, é contratar mais engenheiros e arquitetos, para a elaboração de projetos gratuitos às prefeituras. Neste quesito, o gestor também informou que pretende firmar parcerias com universidades, para a implantação de um programa de estágio, que absorverá acadêmicos de engenharia e arquitetura.

Na oportunidade, Vitorino Cherque agradeceu a cada um dos 49 prefeitos que compareceram à assembleia de eleição. “Hoje tivemos uma manifestação democrática não partidária em que os maiores beneficiários são os prefeitos”, avaliou o prefeito.

  • Vitorino Cherque, de Mirante da Serra, é o novo presidente da AROM
  • Vitorino Cherque, de Mirante da Serra, é o novo presidente da AROM

PREFEITO DE ROLIM É DENUNCIADO PELO MP E PODE TER BENS BLOQUEADOS

O Ministério Público de Rondônia ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa, com pedido de liminar, para determinar o bloqueio de bens do prefeito de Rolim de Moura, Sebastião Dias Ferraz, e do secretário municipal de Fazenda, Marcelo Dias Franskoviak, por atrasos nos repasses devidos ao Instituto de Previdência municipal (Rolimmprev), cuja contribuição vem sendo descontada nos vencimentos dos servidores municipais, mas não é repassada ao órgão.
 
Para o MP, a retenção e o não repasse da contribuição ao Instituto configuram, além de ato de improbidade, infração penal de apropriação indébita previdenciária (retenção de valores dos serviços e ausência do repasse ao Rolimprev), o que será objeto de ação própria e oportuna. O não repasse de valores ao Instituto resultou em prejuízos àquele órgão, já que, por não ter recebido os valores, não realizou as aplicações financeiras necessárias, deixando assim de receber os dividendos dessa aplicação. O débito da cota patronal atinge mais de R$ 900 mil.
Na ação, os Promotores de Justiça Márcio Giorgi Carcará da Rocha e Jovilhiana Orrigo Ayricke pedem a necessária realização de prova pericial, a ser realizada nas contas públicas do município e do Instituto, de forma a apurar o prejuízo causado pelo não repasse dos valores na forma e no prazo corretos (apuração dos dividendos que seriam recebidos pelo Instituto), bem como apurar a destinação dada aos recursos retidos dos servidores e mantidos na conta do município de forma indevida, já que não estão lá disponíveis a serem repassados ao Rolimprev.
Fonte: MP-RO
Autor: MP-RO

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Lutador ‘quebra’ o pênis ao jogar namorada para o alto durante sexo

Ray Elbe estava de férias na Malásia quando o incidente ocorreu.
‘Todos no hospital queriam ver meu pênis por curiosidade’, afirmou ele.

 

O lutador de MMA (artes marciais mistas) Ray Elbe fraturou o pênis em uma relação sexual durante suas férias na Malásia, segundo o site de notícias australiano “Perth Now”.
 
Elbe contou que sofreu a lesão ao jogar acidentalmente sua namorada para o alto durante o ato sexual. Na queda, o impacto do corpo da namorada acabou provocando a fratura em seu pênis.

O lutador de MMA postou uma foto do hospital em sua conta no Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)
 
O lutador destacou que viveu o pior pesadelo de sua vida. Ele ficou internado cinco dias e teve que desembolsar 6 mil dólares australianos (R$ 13,23 mil) em uma cirurgia para reparar o dano.
 
Para piorar a situação, Elbe disse que todos no hospital estavam tão fascinados com sua história que seu “pênis fraturado” atraiu dezenas de curiosos.
 
"A pior parte foi o fato de que todos que trabalham no hospital queriam ver meu pênis por curiosidade” disse ele.
Os médicos acreditam que lutador terá uma recuperação sem sequelas.

Fonte: G1 RO

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

OLHA O QUE FEZ O MAIOR JOGADOR DE FUTSAL DO MUNDO.....QUE COISA LINDA !


Rolim de Moura: MP ajuíza ação contra empresas de telefonia móvel

Em diligências realizadas pelo MP, as operadoras alegaram que no bairro Cidade Alta há dificuldades de serviços de telefonia.
 
O Ministério Público de Rondônia ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para que as empresas de telefonia Oi, Claro e Tim sejam obrigadas a tomar providências técnicas necessárias para resolver as deficiências de prestação de serviço no município de Rolim de Moura.
 
A ação foi ajuizada pelo Promotor de Justiça Márcio Giorgi Carcará Rocha, a partir de reclamação da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Cidade Alta, naquele município, dando conta de que desde 2010 buscam-se, junto às prestadoras de telefonia celular, melhorias na prestação de serviços.
 
Em diligências realizadas pelo MP, as operadoras alegaram que no bairro Cidade Alta há dificuldades de serviços de telefonia decorrentes de sua condição geográfica e que a instalação de torres transmissoras de sinal no local resolveria o problema. Até o momento, contudo, apenas a empresa Vivo tomou esta providência, razão pela qual não foi citada na ação.
 
Não ação, entre os pedidos formulados pelo MP, está o envio pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de um técnico para elaborar análise da qualidade da audição dos sinais obtidos, o nível de ruídos e interferências nas chamadas locais. Ao final, é pedida a procedência da ação, condenando-se as empresas citadas a tomarem providências para resolver os problemas apontados, melhorando efetivamente o serviço público de telefonia móvel no município, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 10 mil por dia de descumprimento da determinação.
 
Fonte: Ascom MP / RO

ALTO ALEGRE DOS PARECIS: Justiça Eleitoral faz diplomação dos eleitos


O prefeito reeleito Obadias, o vice-prefeito eleito Juvenil além de vereadores e suplentes foram diplomados.

por Erielton Venturoso



Na manha desta terça-feira (18) a Justiça Eleitoral fez a diplomação dos candidatos eleitos no ultimo mês de outubro em Alto Alegre dos Parecis. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal e foi prestigiada por um grande publico que lotou as dependências do plenário, foi a primeira vez que a solenidade de diplomação aconteceu na sede do município.

O Chefe de Cartório da 19ª Zona Eleitoral, Natal Manzini Júnior que também conduziu a cerimônia convidou para compor a mesa de honra a Juíza Eleitoral Michiely Aparecida Cabrera Valezi Benedeti, o Promotor Eleitoral Fábio Rodrigo Casaril, o Comandante da Polícia Militar Adilio Alves Canaza, e o Secretário de Gabinete da Comarca de Santa Luzia do Oeste, Eduardo Henrique Gabiatti.

A Juíza Eleitoral da 19ª Zona Eleitoral, Michiely Aparecida Cabrera V. Benedeti deu inicio a solenidade fazendo um breve relato do período das pré-eleições no município de Alto Alegre, quando na ocasião diversas reuniões foram realizadas com coordenadores de campanha, delegados, fiscais, mesários e candidatos a fim de passar instruções para que a lisura do pleito fosse mantida, as reuniões também se estenderam com a Polícia Militar e a Policia civil visando reforçar aos mesmos coibissem os abusos e as mazelas que por ventura viessem a surgir por parte de pessoas mal intencionadas e que o bem comum e as legislações vigentes fossem cumpridas. Segundo a Juíza esse processo foi benéfico, pois, salvem poucas exceções as regras foram seguidas e as eleições no município transcorreram de forma tranqüila, legal e honesta.

“Aproveito aqui a oportunidade para deixar um conselho aos senhores eleitos, continuem no caminho do bem, não se envolvam em coisas ilícitas, o mandato lhes foi concedido pelo povo na esperança de dias melhores, portanto governam visando o melhor para o povo alto alegrense, pois se assim agirem terão sempre ao lado dos senhores além da Justiça e do Ministério Publico, esse povo que lhes concederam essa procuração para que os representasse, trabalhem com ética, com respeito, afinal para isso que foram eleitos, desejo a todos um mandato cheio de benfeitoras e bênçãos”, finalizou a Juíza Eleitoral.

O vereador eleito mais votado do município, Jefferson Junior da Silva também se pronunciou e aproveitou a oportunidade para agradecer a populaçao alto alegrense pela expressiva votação. Destacou que muito tem que ser feito pelo município e que vai honrar cada voto que recebeu com muito trabalho, uma de suas bandeiras será a agricultura, pois Alto Alegre depende muito desse setor, e que sua gestão será sempre voltada à sociedade e ao bem comum. Finalizou o seu discurso parabenizando o prefeito reeleito e solicitando que possam trabalhar em harmonia, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal, destacando que se isto acontecer o grande beneficiado será o povo do município.

A Câmara Municipal de Alto Alegre passou por uma grande reformulação, dos 9 vereadores que foram diplomados, apenas dois foram reeleitos, sete são novatos. Os vereadores diplomados foram:  Jeferson da Silva Junior, Denair Pedro da Silva, Edilson Pereira dos Santos, Dair Boone, Eloi Barglini, Reinaldo Silverio Pereira, Jailton Ferreira da Silva, Anderson Barbosa e Marlene Rodrigues da Costa. Os suplentes que também foram diplomados são: Joelson Ferreira da Silva, Neri Bianchin, Vania Rodrigues de Souza Vilvock, Marilza Ferreira dos Santos, Valmiro Gomes da Silva, Sidnei Rodrigues da Silva, Adelson Pereira dos Santos, Valdirene Aparecida Moterle e Francisco Aparecido Mota.

No pronunciamento mais aguardado da manhã o Prefeito Reeleito, Obadias Brás Odorico, iniciou sua fala agradecendo primeiramente a Deus, por ter lhe concedido vida e saúde, cumprimentou a mesa de honra e logo em seguida agradeceu aos familiares e ao publico presente que lotou o plenário da Câmara Municipal para prestigiar a diplomação, e fez também fez um agradecimento especial ao seu vice-prefeito, que também foi diplomado, Juvenil José dos Santos por ter contribuído de forma significativa para o êxito nas eleições. “Estou muito feliz pela sociedade alto alegrense ter me concedido esse mandato, e só tenho uma forma de retribuir todos esses votos que recebi neste pleito, com trabalho, com dedicação, com empenho, com vontade, e isso podem ter certeza que nunca irão faltar neste mandato. Muito já se foi feito por nosso município, mas ele está crescendo, esta se desenvolvendo, portanto muito tem a ser feito por esse município que tanto amamos e escolhemos para viver e constituir nossas famílias. Com certeza encontrarei muitos obstáculos, muitos desafios, mas com parcerias com a Câmara Municipal e com o povo alto alegrense todos esses problemas serão superados, vamos juntos abraçar essa causa, acabou a política, vamos desmontar os palanques, agora é hora de se unirmos, de juntarmos forças para fazer de Alto Alegre um dos municípios mais produtivos do estado de Rondônia, para que todos nos possamos dizer com orgulho, com carinho, com amor, eu moro em Alto Alegre dos Parecis, que Deus nos guarde e abençoe a todos, muito obrigado”, finalizou o Prefeito reeleito Obadias Brás Odorico.


 

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ROLIM DE MOURA: Servidores encerram greve contra Serraia

Depois de quinze dias de paralização, funcionalismo sai do movimento apenas com a garantia do décimo terceiro integral e do abono das faltas

Denis Farias
 

 
Chegou ao fim nesta segunda-feira (17) a greve geral dos funcionários municipais da prefeitura de Rolim de Moura. O movimento, que já durava quinze dias, terminou depois de uma reunião entre líderes do Sinsezmat, sindicato que defende a categoria. No encontro ficou acertado que o atual prefeito irá pagar o décimo terceiro de todo o funcionalismo de forma integral e abonar as faltas durante o período em que os servidores estiveram parados.
A greve começou no início deste mês, depois que Tião Serraia, atual prefeito do município, decretou o corte de todas as gratificações do funcionalismo para os meses de novembro, dezembro e décimo terceiro. O ajuste, segundo fontes do gestor, foi necessário para adequar as contas públicas à Lei de Responsabilidade Fiscal. A folha de pagamento estava acima do índice permitido. Mesmo assim, a medida causou a revolta de todo o funcionalismo.
Segundo o presidente do Sinsezmat, Antônio Cesário, as negociações não andaram conforme a entidade esperava, uma vez que a Justiça, mesmo provocada por uma ação conjunta, demorou em se pronunciar e decidir o futuro da greve. Pela chegada do final do ano, o movimento acabou esvaziado e manter a paralisação acabou insustentável. A decisão, segundo ele, não foi a melhor, mas a mais correta para o momento. Sustentou que o sindicato deve cobrar no futuro os benefícios suspensos pelo atual prefeito. “Nesta terça-feira (18) todos já retornam ao trabalho normalmente”, garantiu.

ROLIM DE MOURA: Luiz Cláudio participar de solenidade e faz reivindicações


O deputado Luiz Cláudio participou juntamente com o governador Confúcio Moura (PMDB) no último sábado (15), em Rolim de Moura, da solenidade do sorteio de  entrega das casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal em parceria com o programa “Morada Nova” do Governo do Estado e Prefeitura Municipal. Foram entregues 400 casas no bairro Cidade Alta e no Loteamento Jatobá II.
 
Na oportunidade, Luiz Cláudio disse que o prefeito eleito César Cassol (PP) já assegurou que dará continuidade ao programa em 2013, com a construção de 523 casas, numa contrapartida de dois milhões de reais da prefeitura para atender a demanda de mais de 500 famílias. Em seu discurso, solicitou do governador Confúcio Moura que libere recursos para mais 10 km de asfalto, construção de complexo esportivo e reforma de praças em Rolim de Moura, através do financiamento junto ao BNDES aprovado pela Assembleia Legislativa.
 
Durante o evento, Luiz Cláudio também pediu sensibilidade do governador para que não vete a Emenda Coletiva ao Orçamento de 2013, aprovada na Assembleia Legislativa no dia 15 deste mês, no valor de R$ 20 milhões em favor da Emater/RO.
 
Também participaram da solenidade o secretário de Estado de Assistência Social (SEAS), Márcio Félix, os deputados Kaká Mendonça (PTB), Jean Oliveira (PSDB) e Saulo Moreira PDT), o prefeito Tião Serraia (PMDB), o prefeito eleito César Cassol (PP), prefeitos da região da Zona da Mata e representantes da Caixa Econômica Federal.
Visitas
No final de semana o deputado Luiz Cláudio visitou lideranças do município de Rolim de Moura e de Santa Luzia do Oeste para ouvir as reivindicações sobre as necessidades prementes em relação a essas duas cidades.

ROLIM DE MOURA: Novo Prefeito vistoria secretaria de obras

Cesar Cassol encontrou um parque de máquinas velhas e sucatas espalhadas por todos os lados

 Da Assessoria



 
O prefeito eleito em Rolim de Moura, Cesar Cassol, fez questão de ver de perto a atual situação da secretaria de obras do município. Em visita ao local nesta quinta-feira (13), ele acabou decepcionado com as condições que encontrou o parque de máquinas da cidade. Boa parte dos caminhões e demais equipamentos está parada por falta de reparos simples, como trocas de óleo e outros por conta de peças que custam entre R$ 150,00 e R$ 200,00. O empresário ficou surpreso mesmo foi com a quantidade de sucata espalhada pelo pátio.
Acompanhado de um dos mecânicos do município, Cesar viu um-a-um os veículos parados na secretaria e quis saber também sua história. Encontrou tratores, carros de passeio, caminhões, equipamentos agrícolas, ambulâncias, ônibus e demais máquinas que, mesmo com pouco tempo de uso, estão em situação de abandono. Ficou revoltado ao ver os dois caminhões de lixo do município praticamente aptos para o trabalho, só faltando peças simples e um pouco de empenho de um bom gestor.
“Chega me deu uma coisa ruim, ver tudo isso aqui desse jeito, jogado, cheio de mato, dá vergonha. Mais triste ainda é saber que muita coisa tem conserto, mas falta zelo pela coisa pública. É inadmissível deixar faltar óleo para o motor de caminhão, de trator, de patrol. Tem motores fundidos aqui por causa de cuidados e alguns motoristas, mas a culpa maior é da administração, que não comanda isso daqui. Vamos ter que vender boa parte dessa sucata aqui e comprar algumas máquinas novas. Se não vai ser difícil fazer alguma coisa”, disse Cesar.
O novo prefeito também viu o estoque do almoxarifado da secretaria e pode conhecer também a máquina que fabrica manilhas e bloquetes, frutos de emenda do deputado Luiz Cláudio (PTN). Disse que vai coloca-la em funcionamento para a construção de galerias e que em 2013 pretende dar uma nova cara à pasta. Explicou que quer acabar com a divisão que existe no trabalho do maquinário, onde equipamentos da secretaria de agricultura não podiam ficar a disposição da secretaria de obras. Para ele, os equipamentos são todos da prefeitura.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Hacker de 19 anos frauda eleição no RJ e mostra falhas nas urnas eletrônicas

Redação Portal  Imprensa


Na última segunda-feira (10/12), durante o seminário “A urna eletrônica é confiável?” um hacker de 19 anos, identificado como Rangel, contou como conseguiu fraudar resultados das últimas eleições, provando que o sistema de contabilização de votos através das urnas eletrônicas não é seguro, informou a revista Galileu.

 Segundo o hacker, é possível alterar o resultado das eleições “interceptando os votos no momento em que eles são enviados das urnas para o sistema que contabiliza os votos”. Mas, para funcionar, isso deve acontecer momentos antes das urnas serem fechadas, invadindo a rede do TRE, que fica sob responsabilidade da Oi.

“A gente entra na rede da Justiça Eleitoral quando os resultados estão sendo transmitidos para a totalização, e depois que 50% dos dados já foram transmitidos, atuamos. Modificamos resultados mesmo quando a totalização está prestes a ser fechada”, explica Rangel, ao detalhar em linhas gerais como atuava para fraudar resultados.

Rangel, que está sob a proteção da polícia, conta que atuava junto de outros hackers beneficiando políticos da Região dos Lagos, do Rio de Janeiro, em especial o deputado Paulo Melo (PMDB), atual presidente da Assembleia Legislativa do RJ.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ROLIM DE MOURA: Reunião no MP discute irregularidades em bares instalados dentro de postos de combustíveis

Devido às constantes aglomerações de público nos pátios de postos de combustíveis e lojas de conveniência, o Ministério Público do Estado de Rondônia, representado pelos Promotores de Justiça Jovilhiana Orrigo Ayricke, Marcio Giorgi Carcará da Rocha, Marlúcia Chianca de Morais e Fábio Rodrigo Casaril, juntamente com o Comando da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, realizou no dia 11 de dezembro uma reunião com os proprietários de postos de combustíveis da cidade de Rolim de Moura e do Distrito de Nova Estrela.

Na reunião o Corpo de Bombeiros apresentou vídeos de explosões e outros acidentes em postos de combustíveis e elencou os principais fatores de risco, a exemplo da aglomeração de pessoas próximo às ilhas de abastecimento e aos tanques, o uso de cigarros e celulares e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas.

Pelo Ministério Público foi ressaltado aos proprietários que a atividade-fim dos postos é a comercialização de combustíveis e que as lojas de conveniência instaladas nos pátios possuem utilização restrita e não podem ser confundidas com as atividades típicas de bares ou restaurantes. Esse desvirtuamento das atividades dos postos coloca em risco a segurança pública, o meio ambiente e a integridade física dos funcionários e clientes do estabelecimento, em casos de acidentes.

Durante a reunião, foi recomendado aos proprietários que se adéquem às normas de prevenção vigentes, e que não ofereçam nas lojas serviços capazes de atrair o consumidor para reuniões e permanência nesses ambientes. De imediato, deverá ser impedido o acesso e a permanência de carros com som. Os estabelecimentos não devem disponibilizar televisores para aglomeração de pessoas, nem permitir o estacionamento no pátio dos postos para finalidades que não sejam o abastecimento de veículos e o consumo nas lojas de conveniência.

Para adequação final estabeleceu-se o prazo até 31 de janeiro de 2013, período no qual o Corpo de Bombeiros fará inspeções específicas em cada estabelecimento, para orientação e fiscalização quanto às providências necessárias. Se as irregularidades persistirem, o estabelecimento pode ser autuado e até interditado pelas autoridades, além de sofrer ação civil pública de responsabilização pelas ilegalidades e danos eventualmente causados.


Fonte: MP-RO
Autor: MP-RO

Rolim de Moura: Vereadores da próxima legislatura participam de palestra na Câmara Municipal




  Aconteceu na manhã dessa sexta feira, dia 14, no auditório da Câmara Municipal de Rolim de Moura, uma palestra realizada em parceria entre o Legislativo e Observatório Social para os novos eleitos e reeleitos, que comporão o poder na legislatura 2013/2016.
  Além da maioria dos vereadores eleitos e reeleitos, estiveram presente ainda, com o intuito de tomar conhecimento de como funciona o poder legislativo local, candidatos que obtiveram as primeiras suplências.
  A abertura dos trabalhos foi feito pelo Presidente da Câmara, Vereador Jairo Benetti – PSD, reeleito para o 5º mandato. “O intuito dessa palestra é transmitir aos novos eleitos, principalmente àqueles que estarão desempenhando o papel de vereador pela primeira vez, para que tomem conhecimentos de todos os trâmites na casa e, principalmente para que possam assumir a partir de 1º de janeiro com um mínimo de conhecimento legislativo, para que possam desempenhar seu papel de acordo com as normas e na busca de melhores dias para a população”. Disse Jairo ao mesmo tempo em que agradeceu a presença de todos e passou a palavra ao Presidente do Observatório Social, José Roberto de Jesus, parceiro no evento, que também parabenizou aos eleitos e falou da importância do conhecimento legislativo para o início de mandato.
  O primeiro a palestrar foi o Assessor Jurídico da Câmara Municipal, Dr. Márcio que explanou sobre as leis, o que pode e o que não pode ser dito da tribuna e, do papel do assessor jurídico, instrumento que deve ser usado diariamente pelos novos Edis para que tenham segurança de suas ações. Ministraram palestras ainda os assessores legislativos e pioneiros na Câmara Municipal, Sirley e Joelmir que juntamente com o primeiro palestrante procuram esmiuçar de forma compreensível o Regimento Interno da Casa e o Processo Legislativo.
  Ao final novamente o Presidente da Casa, Vereador Jairo Benetti – PSD, um dos mais experientes e que vai para seu 5º mandato, agradeceu a presença de todos e disse acreditar que tenha sido de suma importância para todos, acrescentando ainda, que já enviou ofício à Interlegis e à Abracam (Associação Brasileira de Câmaras), no intuito que ainda na primeira quinzena do mês de fevereiro vindouro novos cursos sejam disponibilizados para o município de Rolim de Moura e as Câmaras de toda região da Zona da Mata.
 
Fonte: Assessoria

Coluna "O Bicudo" - Por Denis Farias - 14-12-12

Empacou... 
Está longe de terminar a pendenga entre os servidores municipais e o prefeito rolimourense (até dia 31 de dezembro) Tião Serraia. As conversações entre representantes da categoria, em greve deste o início deste mês, não prosperam e eles seguem parados, fazendo apenas serviços essenciais como o atendimento no hospital municipal, distribuição de medicamentos e demais que a Lei determina. A quizomba começou ainda em novembro, quando um decreto assinado por Serraia cortou as gratificações de todo o funcionalismo de carreira. Teve gente que perdeu quase 70% do salário com essa brincadeirinha.
 
Batuque e protesto... 
Com isso o movimento tem um novo hobby: diariamente faz um pagodinho, regado a pão e suco em frente e dentro da prefeitura municipal. Dia desses até saiu a seguinte paródia: “toda vez que eu chego em casa, tenho vários cobradores lá na minha porta, diz aí servidor o que você vai fazer, vou cobrar o prefeito pra eu receber”. É daí para pior. A equipe está muito revoltada com o mineirinho. Não o Alexandre Pires, dono da música, mas com o Serraia mesmo.
 
Não é para rir... 
Mas falando sério, a situação dos servidores municipais não é nenhum pouco engraçada. A grande maioria depende exclusivamente dos vencimentos do contracheque do município para prover a manutenção de suas casas, da família, de compromissos como financiamentos e consórcios. A retirada dos benefícios de mais de mil funcionários públicos municipais provocou uma verdadeira moratória no comércio local. A estimativa do sindicato que defende a categoria é que, nos dois meses de cortes (novembro e dezembro) mais de R$ 2 milhões deixarão de circular na cidade.
 
Efeito dominó... 
Para aqueles que acham que não são afetados por essa canetada imprudente e maldita do atual prefeito, é melhor repensar a questão. Se você é empresário ou funcionário do comércio – e boa parte dos economicamente ativos na cidade é um ou outro – não é negócio para ninguém um aumento iminente da inadimplência deste grupo de consumidores agora no mês de dezembro. Pior que o fato de não pagar é o de não fazer novas compras. O pagamento do último mês do ano e o décimo terceiro estão comprometidos. Esses mil e poucos servidores não vão sair fazendo dívidas no comércio. Prejuízo para empresários e quem depende deles para viver.
 
Com a mão grande... 
Entre os servidores, a revolta maior é daqueles que recebem o chamado “benefício por viagem”, caso dos motoristas de ambulância. Eles não ganham diárias para ir a capital Porto Velho, mas certa quantia mensal anexa ao salário para custear suas despesas com hospedagem e alimentação. O problema é que estes pagam do bolso tais custas, esperando vir o reembolso no próximo salário. O de novembro já ficou perdido. Tudo o que foi gasto naquele mês Serraia não pagou agora em dezembro.
 
Boa notícia... 
A rádio Rondônia FM em parceria com o prefeito eleito Cesar Cassol e seu vice, Luizão do Trento, vão promover a festa de réveillon 2013 em Rolim de Moura. A decisão partiu dos próprios empresários em não deixar a comunidade rolimourense sem uma festa à altura de seu povo. Na programação haverá show de cantores gospel regionais, uma cerimônia de entrega das chaves da cidade e, a partir das 23h muita música para animar a população para a chegada do novo ano.
 
Posse...
Como adiantei aqui, o novo prefeito vai dar início ao trabalho já no dia primeiro, depois de sua posse. Diga-se de passagem que o evento promete ser muito concorrido. Cesar Cassol vai sair em carro aberto do marco zero da cidade (redondo) e junto de uma banda de música vai até o teatro, onde toma posse. Em seguida, sai novamente e segue para a prefeitura, onde haverá a transmissão de cargo oficial.
 
Foi só falar... 
Bastou o novo prefeito falar em operação de guerra, para retirar o lixo acumulado na cidade, que a atual gestão mexeu seus pauzinhos. Pediu ao Governo do Estado, mais precisamente ao DER, que socorresse o município. A grande surpresa é que o na mesma semana estava marcada a visita do governador Confúcio Moura para inaugurar o loteamento Jatobá II, do projeto Minha Casa Minha Vida. Ahhhh! Mera coincidência...
 
Ela voltou...
 Demorou, mas ela está de volta. Com o acúmulo de chuvas e lixo, Rolim de Moura volta a sofrer com a dengue. O hospital municipal já registrou dezenas de pacientes com os sintomas clássicos da doença – febre alta, moleza, dores no corpo, olhos avermelhados e dores de cabeça – principalmente em crianças. Pior é que muitos desses pacientes são obrigados a só tomar um soro e voltar para a casa, se não quiser dividir os poucos leitos da enfermaria do hospital municipal.
 
Campanha radical... 
Cesar Cassol esteve em alguns veículos de comunicação propondo uma verdadeira operação de guerra contra o mosquito transmissor da doença. Conclamou a população e a própria imprensa para entrar na briga e evitar que o município repita índices anteriores de infestação. Pediu que os moradores fossem às casas agropecuárias e comprem produtos para jogar nas fossas, atualmente o principal criadouro do vetor. Ambientalistas torcem o nariz, mas a ideia é essa mesma. Radical.
 
Sobre eleição da câmara... 
O prefeito eleito Cesar Cassol disse abertamente que não vai interferir na eleição da mesa diretora da câmara de vereadores para o biênio 2013/2014. Argumentou que qualquer um dos 11 parlamentares tem condições plenas de exercer o cargo. Faltando apenas 15 dias para a decisão, há poucas novidades nesta disputa. Mas já se sabe que será um forte embate entre novatos e antigos casa.
 
Foi bem... 
Pela primeira vez alguém ousou levantar a voz e dizer abertamente que Lula sabia do mensalão. Claro, como era de se esperar, muita gente tentou desqualificar o depoimento do carequinha Marcos Valério sobre o esquema do PT. O publicitário disse em depoimento à Justiça que chegou a pagar despesas particulares do ex-presidente com recursos desviados. Só o PT ainda acredita em Papai Noel.
 
Foi mal...
A final da Copa Sul-americana. Não entendi nada do que aconteceu naquele jogo. Mas foi o pior momento do futebol brasileiro e sul-americano da história recente.
 
Abraços... 
À minha amiga Duda da Rondônia FM e a Francelino Cortez da Rádio Liberdade FM. Semana que vem tem mais. Adios muchachos!